Vantagens e desvantagens da energia solar

Você conhece as principais vantagens e desvantagens da energia solar? Cada vez mais popular e em evidência, as fontes renováveis devem ultrapassar, no mundo, as fontes mais tradicionais e poluentes, dentro dos próximos 30 anos. Nesse sentido, para residências e empresas, as vantagens energia solar são evidentes.
 
Mas, para você ter um panorama completo e conhecer com profundidade essa tecnologia, preparamos, neste texto, algumas informações relevantes sobre as vantagens e desvantagens da energia solar. Confira a seguir!
 

A maior desvantagem da energia solar é o valor do investimento inicial

Instalar um sistema de energia solar fotovoltaica para sua residência ou empresa requer a contratação de uma empresa especializada, que deve se responsabilizar pela compra e instalação dos equipamentos, além do apoio nos trâmites junto à concessionária de energia.

Nos últimos anos, o preço final para o consumidor ter energia solar caiu bastante, mas ainda é um investimento elevado. No entanto, diversos bancos possuem linhas de créditos especiais para esse tipo de financiamento, garantindo juros mais baixos que o padrão de mercado e condições mais facilitadas.

Na verdade, por conta da lucratividade garantida e das opções de financiamentos existentes no mercado, o investimento pode se enquadrar em qualquer parte desse texto de vantagens e desvantagens da energia solar: o aporte inicial pode ser um dificultador, mas seu retorno é certo.

A geração de energia é intermitente: só ocorre de dia!

As placas solares precisam captar irradiação do sol para gerarem eletricidade. Além disso, não precisa estar muito calor para que haja uma produção maior de energia. Aliás, as placas geralmente atingem seus picos de geração com uma temperatura ambiente mais amena, na faixa dos 25 graus. Porém, mesmo não precisando estar calor para gerar eletricidade, é preciso de luz solar.

Na prática, isso significa que, à noite, o sistema solar fotovoltaico não produz energia. Contudo, isso não quer dizer que você precisará gastar dinheiro comprando eletricidade da concessionária. A explicação é simples:

Ao longo do dia, o sistema pode produzir mais do que a necessidade da residência ou empresa, e esse excedente é enviado para a rede e utilizado para abastecer a vizinhança. Isso gera créditos, que são utilizados à noite quando o sistema fotovoltaico não produz energia, e a eletricidade do ambiente vem da rede da concessionária.

Há ainda as opções das baterias. Entretanto, no Brasil, essa tecnologia ainda é cara e pouco utilizada. A tendência é que esse cenário mude em um curto espaço de tempo, pois países europeus e o Estados Unidos já estão popularizando as baterias que são capazes de armazenar eletricidade de dia para serem utilizadas à noite.

Entre diversas vantagens e desvantagens da energia solar, podemos considerar que a questão da intermitência na geração é um ponto não muito relevante, isto porque ou a energia é compartilhada, enviada e recebida da concessionária, ou são utilizadas baterias, sem causar transtornos.

Outras desvantagens

Destacamos, acima, as duas desvantagens da energia solar mais relatadas por consumidores e técnicos da área. Porém, é possível citarmos, ainda, outras duas:

  • A estética pode ser afetada. Esse ponto é muito pessoal, pois há quem acha bonitas e quem acha feias as placas solares. A verdade é que, se planejado na construção da obra, o sistema fotovoltaico certamente embeleza o telhado. No entanto, quando instalado em imóveis já prontos, a situação pode variar. Por isso, se tiver dúvida nesse assunto, o mais indicado é ouvir a opinião do seu arquiteto.
  • Fazendas solares afetam biomas locais. Quando governos investem na produção em larga escala de fontes renováveis, seja solar ou eólica, o ambiente escolhido precisa ser previamente estudado para minimizar o impacto no ecossistema da região.

Veja agora as vantagens da energia solar

1) Economia já no primeiro mês

Depois que seu sistema de energia solar fotovoltaico é instalado, e a concessionária faz a troca do medidor convencional por um medidor bidirecional, você já começa a notar a diferença na sua conta de energia. E, no próximo mês, você já perceberá a redução do valor e os benefícios que o seu sistema fotovoltaico já começou a gerar na economia.
 
 

2) Sem reajuste tarifário

 
Outra vantagem do sistema solar fotovoltaico é que você não terá que se preocupar com reajustes ou variações de preço, vinculados às bandeiras tarifárias. Isso se dá porque você estará utilizando a sua própria energia ao invés da energia da concessionária.
 
 
Vale destacar que sua conta não será zerada, pois você continuará utilizando a rede da concessionária e pagará pelo custo de disponibilidade. Porém, os impactos da bandeira vermelha e de reajustes tarifários serão bem pequenos se comparados aos que incidem atualmente em sua conta.
 

3) Valorização do imóvel

Vantagens e desvantagens da energia solar

 
Se você está construindo um imóvel para alugar ou vender, ao instalar um sistema solar fotovoltaico, você o tornará ainda mais valorizado.
Nesse sentido, esse diferencial poderá agregar valor na hora de alugar ou vender o imóvel, oportunizando que o novo morador não se preocupe com os altos custos da fatura de energia elétrica.
 
A instalação de sistemas solares fotovoltaicos em novos imóveis é uma tendência em diversas construtoras que os consideram uma oportunidade para diferenciar seu trabalho. Com isso, aproveitam para conscientizar os clientes sobre os benefícios de redução no impacto ambiental.
 
 

4) Mínimo de 25 anos de vida útil

 
Um sistema solar fotovoltaico é um investimento que trará retorno a você por muitos anos. Os fabricantes dos equipamentos garantem uma vida útil de, no mínimo, 25 anos. Após esse período, o sistema continuará funcionando, mas pode sofrer perdas de eficiência na geração de energia.
 
Lembre-se de que, mesmo nesse período de troca ou manutenção, você já obteve um bom lucro, já que, em cerca de 6 anos, o investimento já se pagou com a economia na conta de energia. após os próximos anos, já são considerados lucro para você.
 

5) Instalação Rápida

 
Outra vantagem do sistema solar fotovoltaico é a facilidade de sua instalação. Dessa forma, por ser modular, adapta-se a diferentes superfícies e pode ser instalado em poucos dias.
 
Para cada tipo de telhado, há uma solução de fixação dos módulos, sem a necessidade de fazer adaptações em seu imóvel. Assim, comparada às demais fontes de energia, a solar fotovoltaica é a mais fácil e rápida de instalar, evitando maiores transtornos na rotina de sua casa ou empresa.
 

6) Baixa manutenção

Vantagens e desvantagens da energia solar

Depois de instalar o sistema, recomendamos que você faça uma limpeza nos módulos uma ou duas vezes por ano, o que demonstra sua baixa taxa de manutenção. Além disso, é importante conferir as conexões dos cabos elétricos para evitar perdas na geração de energia do seu sistema.

Alguns inversores, equipamento do sistema solar que converte a energia gerada de corrente contínua para corrente alternada, já vem com sistemas de monitoramento remoto, que podem ser acessados pela web e aplicativos de smartphone. Assim, você pode verificar, de qualquer lugar, como está sua geração de energia.

7) Baixo impacto ambiental

Se você, assim como nós, preocupa-se com a questão ambiental, gerar a própria energia a partir de uma fonte limpa e renovável é uma ótima forma de ter atitude sustentável. Isso evita a emissão de gases do efeito estufa gerados por fontes tradicionais.
 
Quanto mais pessoas gerarem sua energia com esses benefícios, menor será a necessidade de utilizar fontes poluentes como termelétricas que utilizam combustíveis fósseis. Além disso, pode reduzir até mesmo a necessidade de hidrelétricas, que, apesar de não poluírem, causam impactos ambientais negativos durante sua construção.
 

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens da energia solar, conheça alguns mitos e verdades dessa tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *