Usina solar: conheça o case do mercado Dois Amigos

Investir em uma Usina Solar pode ser uma excelente alternativa para pessoas e empresas que não possuem área disponível em seus telhados!

Muitas pessoas acreditam que não podem gerar energia solar em sua casa ou em sua empresa, por não dispor de área disponível para a instalação das placas fotovoltaicas.

Porém, o que muitos não sabem é que a geração solar fotovoltaica não precisa ser no mesmo ponto onde a energia será compensada.

Quando um sistema fotovoltaico é instalado em um local diferente de onde ocorrerá o consumo de energia, esse tipo de compensação é chamado de autoconsumo remoto.

Ou seja, a geração é feita em determinado local e gera créditos para serem abatidos em outra unidade consumidora.

Chamamos esses locais de produção remota de energia solar fotovoltaica de usinas solares.

É bem diferente da imagem que você tem de uma usina hidroelétrica, e um dos principais motivos é que qualquer pessoa pode ter acesso a esta tecnologia.

Essa condição só é possível devido à resolução normativa nº 482/2012 da ANEEL, que dispõe das condições gerais para a microgeração e minigeração distribuída. Que é a geração realizada pelos próprios consumidores finais de energia.

Usina Solar Dois Amigos – Economia para a empresa

O Supermercado Dois Amigos é um caso que exemplifica bem esse tipo de situação.

O supermercado, localizado no município de Três Cachoeiras, no interior do Rio Grande do Sul, possui um consumo elevado de energia elétrica. Isso se deve a quantidade de freezer e outros equipamentos elétricos com grande consumo de energia.

Para economizar na conta de energia, o proprietário do mercado decidiu investir em energia solar fotovoltaica com a Incentive Solar.

Porém, durante os estudos técnicos, foi constatado que a área disponível no telhado do supermercado não era suficiente para a instalação de todas as placas fotovoltaicas.

Para resolver essa situação, a Incentive Solar sugeriu que fosse construída uma mini usina solar no solo para que fosse possível atender todo o consumo do mercado.

Com isso, a Incentive Solar realizou o projeto da Usina. Depois da solicitação de acesso junto à concessionária de energia, realizou a instalação da usina solar fotovoltaica para atender a demanda de energia do mercado Dois Amigos.

A Usina já entrou em operação e já está gerando economia para o cliente, que mesmo nos meses de inverno já consegue sentir um impacto significante na redução de sua conta de energia.

O dinheiro investido irá retornar em apenas 4 anos e meio e terá um lucro de mais de R$ 5 milhões de reais com esse investimento ao longo de 25 anos.

Está pensando em gerar sua própria energia, mas estava em dúvida devido à falta de área disponível?

Entre em contato com a Incentive Solar que sempre temos uma solução para que você possa ser o produtor de sua própria energia!  

  • Tenho uma creche particular e minha residência gasto 400 kw quanto teria que investir para gerar esse gasto consumível?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *