Usina solar: conheça o case de sucesso do Supermercado Dois Amigos

Muitas pessoas acreditam que não podem gerar energia solar em sua casa ou em sua empresa por não dispor de área disponível para a instalação das placas fotovoltaicas. Porém, o que muitos não sabem é que a geração solar fotovoltaica não precisa ser no mesmo ponto onde a energia será compensada.

Quando um sistema fotovoltaico é instalado em um local diferente de onde ocorrerá o consumo de energia, esse tipo de compensação é chamado de autoconsumo remoto.

Ou seja, a geração é feita em determinado local e gera créditos para serem abatidos em outra unidade consumidora.

Chamamos esses locais de produção remota de energia solar fotovoltaica de usinas solares. É bem diferente da imagem que você tem de uma usina hidroelétrica, e um dos principais motivos é que qualquer pessoa pode ter acesso a esta tecnologia.

Usina Solar Mercado Dois Amigos – Três Cachoeiras/RS
Foto: Incentive Solar

Essa condição só é possível devido à resolução normativa nº 482/2012 da ANEEL, que dispõe das condições gerais para a microgeração e minigeração distribuída, que é a geração realizada pelos próprios consumidores finais de energia.

O Case do Supermercado Dois Amigos – Economia para a empresa

O Supermercado Dois Amigos é um caso que exemplifica bem esse tipo de situação. O supermercado, localizado no município de Três Cachoeiras, no interior do Rio Grande do Sul, possui um consumo elevado de energia elétrica. Isso se deve a quantidade de freezer e outros equipamentos elétricos com grande consumo de energia.

Para economizar na conta de energia, o proprietário do mercado decidiu investir em energia solar fotovoltaica com a Incentive Solar. Porém, durante os estudos técnicos, foi constatado que a área disponível no telhado do supermercado não era suficiente para a instalação de todas as placas fotovoltaicas.

Para resolver essa situação, a Incentive Solar sugeriu que fosse construída uma mini usina solar no solo para que fosse possível atender todo o consumo do mercado.

Com isso, a Incentive Solar realizou o projeto da Usina. Depois da solicitação de acesso junto à concessionária de energia, realizou a instalação da usina solar fotovoltaica para atender a demanda de energia do mercado Dois Amigos.

A Usina está instalada, aguardando para realizar a conexão junto à concessionária para que o cliente possa já sentir a economia em sua conta de energia na próxima fatura após a usina entrar em operação.

O dinheiro investido irá retornar em apenas 4 anos e meio e terá um lucro de mais de R$ 5 milhões de reais com esse investimento ao longo de 25 anos.

Está pensando em gerar sua própria energia, mas estava em dúvida devido à falta de área disponível? Entre em contato com a Incentive Solar que sempre temos uma solução para que você possa ser o produtor de sua própria energia!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *