Pular para o conteúdo

Usina de Solo: Desafios na construção

A usina de solo é uma ótima alternativa para clientes que não possuem área de telhado disponível, mas também traz grandes desafios na hora de sua implementação. Confira os principais desafios para instalar uma usina de solo com o padrão de qualidade Incentive Solar.

A energia solar fotovoltaica é uma ótima alternativa tanto para residências quanto para empresas que possuem um alto custo de energia elétrica mensal. Porém, nem sempre é possível instalar no telhado da unidade consumidora.

Muitas vezes não há espaço para instalar todos os módulos fotovoltaicos na área disponível de telhado, ou o telhado não possui condições de receber o peso dos módulos.

Nesses casos, a instalação de uma usina de solo é uma excelente alternativa. Visto que não é necessário instalar o sistema na própria unidade consumidora onde será abatido os créditos gerados.

Uma das vantagens de sistemas de solo é que podemos instalar os módulos já na orientação e inclinação para obter o melhor aproveitamento da irradiação solar. Enquanto em telhados temos que utilizar a inclinação e orientação disponível no próprio telhado, que na maioria das vezes não é a ideal.

Outra vantagem é a facilidade de instalação, por não ser necessário que o instalador trabalhe em altura. Porém, ainda é necessário considerar algumas peculiaridades das usinas de solo. Confira quais são os principais desafios desse tipo de instalação.

1. Primeiro desafio para Usina de Solo: Terraplenagem

O primeiro desafio para construir uma usina fotovoltaica é encontrar uma boa área para a construção da mesma. Muitas vezes o cliente já possui uma área disponível, mas as condições do terreno nem sempre são as ideais.

Nesse caso é necessário fazer um bom trabalho de terraplenagem. É necessário que o terreno esteja todo no mesmo nível ou com uma pequena declividade para que os módulos fiquem alinhados e com a mesma orientação.

Caso ocorra qualquer diferença de inclinação dos módulos, isso vai fazer com que o sistema fotovoltaico tenha um menor rendimento.

Então, não economize para deixar o terreno no mesmo nível. Esse investimento a mais no início do projeto vai fazer com que o seu sistema tenha um melhor rendimento durante toda sua vida útil.

2. Fixação da Usina de Solo

Outro desafio para a construção de usina de solo é a fixação das estruturas que irão receber os módulos fotovoltaicos.

Nas usinas de solo é necessário fazer as bases e concretar para deixar o sistema fotovoltaico bem fixado e não correr o risco de se desprender quando ocorrer temporais e ventos fortes no local.

Usina de Solo: Grupo VG
Instalação Usina de Solo no Grupo VG

Esse investimento não é necessário em usinas de telhado, o que acaba encarecendo a usina de solo em relação às instalações em rooftop.

Porém, é importante que esse serviço seja projetado por um engenheiro civil e que seja bem executado para que não ocorra qualquer problema com a usina de solo. 

3. Segurança da Usina de Solo

Outro fator que muitas vezes não levamos em conta é a segurança da usina de solo, que está mais acessível do que aqueles sistemas instalados em telhado.

Os equipamentos do sistema fotovoltaico são caros e os cabos elétricos também possuem um bom valor de revenda no mercado clandestino.

Por isso é importante instalar a usina de solo em um local seguro ou protegê-la como puder.

Cercar com tela a usina é uma boa opção, além de instalar alarmes e sistema de videomonitoramento. Contratar uma pessoa para cuidar da usina também é uma alternativa.

Para mitigar esses custos, muitas pessoas estão fazendo usinas próximas uma das outras para compartilhar esses custos.

4. Entrada de Energia

Nas usinas de solo também é importante estar atento com o projeto de entrada de energia. Muitas vezes esses sistemas são instalados em lugares isolados, onde ainda não existe uma Unidade Consumidora (UC) cadastrada na concessionária de energia.

Nesses casos é necessário criar uma nova UC e construir uma cabine para a entrada de energia da rede elétrica. Ou se a UC já existe, na maioria das vezes é necessário fazer uma adequação da entrada de energia.

É importante estar atento ao transformador de energia que está instalado no poste de energia mais próximo da usina para verificar se ele e a rede existente, possuem a capacidade de receber toda a energia que vier da usina de solo.

Caso o transformador não seja o adequado haverá a necessidade de trocá-lo. Para usinas de microgeração – até 75 KWp –  essa adequação deve ser realizada pela própria concessionária. Já em usina de minigeração – acima de 75 KWp até 5 MW – essa adequação é por conta do proprietário da usina.

De qualquer forma, o projeto de entrada de energia já tem que estar previsto para que não ocorra surpresa durante a construção da usina de solo. Além de estar bem definido quem irá pagar pelo serviço, se o investidor ou a integradora de energia solar contratada.

5. Injeção de energia longe da carga

Por fim, outro fator que deve ser levado em conta é que as usinas de solo são instaladas normalmente longe da carga que irá receber os créditos.

Nesses casos, 100% da energia gerada é injetada na rede e não ocorre o consumo interno como em instalações na própria unidade consumidora.

Isso acaba impactando o projeto financeiramente, visto que as concessionárias de energia realizam a cobrança do ICMS sobre a TUSD (Tarifa Sobre o Uso do Sistema de Distribuição).

Ou seja, caso você gere toda a energia necessária para seu consumo, além da tarifa mínima da concessionária, você também pagará ICMS sobre toda a sua energia injetada, diminuindo sua economia mensal.

É importante que essas informações sejam explicitadas para você pela sua integradora de energia solar para você saber de fato qual será sua economia e seu retorno esperado.

Por isso, na hora de contratar uma empresa de energia solar para instalar uma usina de solo para você, contrate uma empresa que já tenha realizado esse tipo de instalação e confira todos esses detalhes antes da contratação.

Peça agora mesmo uma proposta para a Incentive Solar e confira se uma usina de solo é uma boa opção para seu negócio! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *