Tecnologia solar: lições da Solar Power International

A Incentive participou da Solar Power International 2018, a maior feira do setor de energia solar da América, acompanhando de perto as novidades, cases, impactos e principais informações sobre o mercado de tecnologia solar do mundo.

Saiba tudo sobre energia solar fotovoltaica, aqui!

O evento ocorreu em Anaheim, na Califórnia, e movimentou mais de 750 expositores dos Estados Unidos e diversos outros países. Cerca de 20 mil visitantes de todos os continentes estiveram presentes. Na foto abaixo, a comitiva brasileira.

Comitiva brasileira na Solar Power International

A Incentive Solar foi a única empresa gaúcha a participar da Solar Power International, representados pelos sócios Gabriel Leão e Guadalupi Saldanha. Os principais e mais importantes aprendizados compartilhamos com você, aqui neste texto:

A tecnologia solar melhora a vida no presente

Não é mais sobre o futuro. Também é, mas não só. A tecnologia solar evita a emissão de gases poluentes, transforma e limpa a matriz energética, melhora a qualidade do ar.

Isso não serve apenas para evitar catástrofes naturais no futuro. Impactos positivos no meio ambiente hoje de imediato promove uma melhora real na saúde das pessoas, prevenindo, por exemplo, doenças respiratórias.

E se conectar energia solar à uma iniciativa humanitária?

Os resultados são incríveis. E iniciativa não está ligada diretamente a uma tecnologia solar de última geração. Pode ser simples. Como é o caso da história Salvador Gomez Colon, destaque do primeiro dia de Solar Power International.

Com apenas 15 anos, o porto-riquenho movimentou o mundo em uma campanha de crowfunding para arrecadar recursos com o objetivo comprar lâmpadas solares portáteis e doar às pessoas que ficarem sem energia elétrica no seu país após o furacão Maria.

Parte da população ficou mais de quatro meses sem eletricidade, e com a iniciativa do jovem Salvador Colon um total de 3000 lâmpadas solares foram distribuídas aos que mais necessitavam. Para ele, “o mundo sempre pode se beneficiar de uma missão positiva”.

O mercado da tecnologia solar precisa de lideranças femininas

São inúmeros os estudos que comprovam a relação direta entre lideranças mais diversas e plurais com o crescimento e consolidação de negócios. Na Solar Power International, uma atividade inteira foi dedicada exclusivamente para uma discussão global do assunto.

É preciso incentivar que cada vez mais mulheres estejam em posições de comando para que a tecnologia solar siga avançando, em popularização, viabilidade financeira e eficácia energética.

Os principais lançamentos da feira

Além de visões sobre o mercado, espaço de troca e compartilhamento de ideias e iniciativas, a Solar Power International proporcionou a demonstração e apresentação de muitas novidades de tecnologia solar. Vamos a três delas:

  • A nova estação de carregamento Fast Start

Estação de carregamento solar

Estações de carregamento veicular são ainda raras no Brasil, mas seu ritmo de crescimento no mundo é acelerado. Um dos dificultadores era a sua construção, que necessitava de obras como abertura de valas, colocação de material no solo e repavimentação.

Mas a nova estação da Fast Start acaba com todas essas dificuldades. Simples, rápida e funcional, o equipamento não é permanente. Isto é, pode ser deslocado com facilidade, simplificando o processo de instalação e reduzindo os custos.

  • Os dispositivos de energia doméstica da SolarEdge

Tecnologia solar

A SolarEdge é uma empresa líder em inversores solares residenciais e atualmente tem diversificado sua oferta produzindo ferramentas de energia doméstica inteligente.

Entre eles, destacam-se o monitor de energia residencial, que fornece os desdobramentos do consumo residencial detalhadamente; e um dispositivo de aquecedor de água inteligente, que reduz o consumo de energia da rede incorporando as programações do cliente e a geração solar.

  • A bateria doméstica LG Chem Resu

LG Resu13

A LG vem investindo fortemente no mercado de baterias de energia para domicílios. Na Solar Power International a empresa apresentou a Resu13, modelo com 13,1 quilowatts-hora, que logo deve ser oferecida comercialmente para o mercado dos Estados Unidos.

A Resu13 ocupa um espaço menor do que a versão antiga e contém maior capacidade de energia. Essa tecnologia solar de armazenamento vem avançando rapidamente e é considerada uma das principais propulsores do setor de energia solar no mundo dentre um período de curto e médio prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *