Pular para o conteúdo

Tarifa Branca: Vale a pena adotar?

Desde o dia primeiro de janeiro é possível ao cliente de baixa tensão – pequenos comércios e residências – optarem pela tarifa branca em sua conta de energia. Confira neste artigo  se vale a pena você adotar a tarifa branca em sua casa ou empresa!

A tarifa branca é uma modalidade de cobrança da energia elétrica de acordo com o horário e o dia da semana que você utiliza essa energia.

Esse modelo é muito comum em diversos países do mundo, onde a tarifa de energia varia de acordo com o momento em que é utilizada.

No Brasil, a tarifa de energia era cobrada apenas em um único valor no mês de acordo com o estipulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a sua distribuidora de energia e acrescida a bandeira tarifária vigente naquele mesmo período.

Conta de luz: entenda os valores que você paga!

Porém, desde o primeiro dia deste ano é possível aos consumidores de baixa tensão, que são os consumidores residenciais e pequenos comércios, optarem por ser tarifado de acordo com o horário que utilizam essa energia.

Essa escolha pode trazer economia na sua fatura de energia, mas tudo depende do seu padrão de consumo. Confira agora se para o seu caso vale a pena optar pela tarifa branca.

Quando vale a pena adotar a tarifa branca?

Antes de adotar a tarifa branca em sua casa ou empresa, é preciso averiguar se vale a pena para o seu padrão de consumo de energia.

Na tarifa branca há três tarifas diferenciadas de energia: na ponta (mais cara), intermediário e fora de ponta (mais barata).

Tarifa Branca: confira se vale a pena adotar!
Tarifa Branca: confira se vale a pena adotar!

O horário de ponta é o momento onde há o maior consumo de energia da rede da concessionária, que normalmente ocorre entre às 17:30 e 20:30.

Já o horário intermediário é das 16:30 às 17:30 e das 20:30 às 21:30. E nos demais horários, nos finais de semanas e feriados é considerado horário fora da ponta.

Então, se você consome mais energia em sua casa ou empresa nos horários fora de ponta, vale a pena migrar para a tarifa branca. Caso contrário, melhor se manter na modalidade atual de cobrança.

Por que e tarifa branca é uma boa para as concessionárias?

A tarifa branca é boa para o setor elétrico e para as concessionárias de energia, pois incentiva aos consumidores utilizarem menos energia em horários de ponta – onde há uma sobrecarga na rede – e mais nos horários fora de ponta.

Assim as concessionárias de energia conseguem distribuir melhor sua energia, evitando falta de abastecimento em algumas localidades e a queda de energia.

Como comentado no início deste artigo, diversos países do mundo adotam essa modalidade como única forma de cobrança de seus consumidores.

Assim conseguem fazer com que as pessoas e empresas tentem mudar seu padrão de consumo de energia para dar maior segurança ao sistema elétrico.

Claro, que é muito complicado mudar alguns padrões e hábitos das pessoas, mas com a compensação financeira é mais fácil de estimular essas mudanças na forma como as pessoas e empresas consomem a energia elétrica em seu dia a dia.   

Smart Grid, casas inteligentes, energia solar e inovações no sistema elétrico!

A alternativa da tarifa branca no Brasil para consumidores de baixa tensão vem ao encontro do que já ocorre em grande parte do mundo.

O futuro do sistema elétrico se desenvolverá a partir dessa alteração na forma de cobrança.

Com isso, será possível criar redes inteligentes onde sistemas de automação irá indicar para você em sua casa ou empresa qual o melhor momento para utilizar determinado equipamento elétrico.

A energia solar e o sistema de baterias para armazenar essa energia também facilitará para enviar energia elétrica para a rede quando a tarifa estiver com melhor preço e utilizar a energia da rede quando o valor for menor.

Assim você poderá usar energia para utilizar nos equipamentos elétricos da sua casa e abastecer seu carro elétrico quando a tarifa de energia for menor e ter uma economia em sua conta de energia devido às inovações tecnológicas.

Quer saber mais como a energia solar vai impactar a transformação do mundo? Baixe nosso eBook gratuitamente abaixo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *