Sistema fotovoltaico: Fonte inesgotável de energia!

O sistema fotovoltaico, também conhecido como sistema solar, tem a função de gerar energia através da conversão da radiação solar em eletricidade, podendo ser isolado (Off-grid) ou conectado à rede (On-grid).

Neste artigo, iremos explicar como funciona o sistema fotovoltaico conectado à rede, o porque ele é uma fonte inesgotável de energia elétrica e porque você deveria considerar investir na produção própria de energia em sua casa ou empresa.

 

Como funciona o sistema fotovoltaico

 

Sistema fotovoltaico

 

O sistema fotovoltaico utiliza a irradiação solar para gerar energia elétrica. Nesse caso são utilizados módulos solares fabricados com materiais condutores de energia que ao receberem irradiação solar criam uma corrente elétrica contínua. Essa corrente elétrica é transmitida ao inversor solar, equipamento que transforma corrente contínua em corrente alternada, alimentando equipamentos elétricos e enviando a energia excedente para a concessionária de energia.

Entenda como funciona a energia solar. Clique aqui!

Confira o passo a passo:

  1. Os módulos geram energia em corrente contínua;
  2. O inversor converte a corrente contínua em corrente alternada;
  3. A energia solar é distribuída pela residência ou empresa;
  4. A energia solar é utilizada nos utensílios e equipamentos elétricos da residência ou empresa;
  5. O excedente vai para a rede da distribuidora gerando créditos!

 

Esse sistema, diferentemente das demais fontes, é mais utilizado na geração distribuída. Ou seja, na geração própria de energia. Enquanto as demais fontes geram energia em grande escala para alimentar o Sistema Interligado Nacional, a fonte solar é muito utilizada pelos próprios consumidores finais de energia que optam por gerar sua própria energia e assim economizar na conta de energia elétrica.

A geração distribuída foi criada em 2012 através de um decreto da Agência Nacional de Energia Elétrica, que criou a resolução normativa nº 482, que permitiu que pessoas e empresas gerassem sua própria energia e a conectassem na rede da concessionária local. Em 2015, a ANEEL criou a resolução normativa 687, que melhorou a antiga resolução e fez com que a geração própria de energia ficasse mais viável.

 

Fonte Inesgotável de energia

Quando se pensa em geração de energia elétrica, muitas vezes vem à cabeça a imagem de uma chaminé soltando fumaça. Essa imagem está ligada a geração termelétrica, que queima um combustível para produzir calor e assim gerar energia elétrica. Em grande parte dessas usinas termelétricas se utiliza combustíveis fósseis, como o carvão.

O carvão e demais combustíveis fósseis, além de serem substâncias finitas, também geram poluentes, ou seja, são combustíveis que não são sustentáveis. Em compensação, há fontes limpas e inesgotáveis que podem ser utilizadas para a geração de energia elétrica.

No Brasil, a fonte limpa mais comum é a água, através das hidrelétricas. Nos últimos anos também tivemos uma crescente da geração eólica, que gera energia através da força do vento. Mas a fonte limpa e inesgotável que vem ganhando destaque e espaço é a energia solar fotovoltaica.

A energia solar pode ser considerada uma fonte renovável, pois utiliza um recurso natural sem esgotá-lo. Além disso, é uma fonte limpa, pois não polui durante seu processo de geração de energia. Por essa razão, a energia solar fotovoltaica é uma das melhores fontes para a geração de energia elétrica, inclusive frente às demais fontes renováveis.

 

Tenha um sistema fotovoltaico em seu imóvel

A geração de energia através de um sistema fotovoltaico, além de ser uma fonte energética inesgotável, também é um excelente investimento para as pessoas e empresas.

A despesa com energia elétrica varia dependendo do nível de consumo e a tarifa de energia cobrada de cada pessoa ou empresa, mas em grande parte das unidades consumidoras, a energia elétrica possui uma grande representatividade nas despesas.

Ao gerar a própria energia elétrica através de um sistema fotovoltaico você ou sua empresa irá economizar até 95% na conta de energia e estará livre da inflação energética. O investimento no sistema solar se paga em poucos anos e o dinheiro economizado pode ser aplicado de melhor forma!

 

Faça já uma simulação com a Incentive Solar

Gere sua própria energia, mais barata e sustentável!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *