Sistema fotovoltaico: saiba o que considerar em sua instalação!

Saiba o que considerar na hora de escolher a empresa que irá instalar o sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa.

Investir em um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa não é uma tarefa fácil, pois você irá fazer um investimento que irá durar pelo menos 25 anos. Ou seja, é uma decisão que deve ser muito bem planejada.

A energia solar é um excelente negócio e com certeza você terá um retorno melhor que qualquer outro investimento ou aplicação que você fizer. Tudo o que você investir irá retornar em poucos anos com a economia na conta de energia e depois tudo o que você economizar será lucro!

Porém, a energia solar é algo novo no Brasil e existem muitas empresas atuando no mercado. Que vai desde empresas bem estruturadas prestando um ótimo serviço, até aventureiros que não tem o conhecimento necessário para a realização de um serviço que envolve um certo nível de exigência técnica.

Para isso, iremos lhe apresentar algumas dicas do que você deve considerar na hora de escolher uma empresa para realizar a instalação de seu sistema fotovoltaico.

Escolha bem a empresa

A primeira questão a considerar na hora da instalação de um sistema fotovoltaico é a empresa que irá realizar o serviço. Por ser um mercado novo, grande parte das empresas ainda não possuem uma experiência de muitos anos com energia solar.

Por isso, é importante verificar se a empresa possui experiência no setor elétrico ou pertence a uma empresa da área de energia. Também verificar se as pessoas que estão em contato com você  passam confiança para você. Você tem que se sentir segurança na empresa que irá prestar o serviço.

Outra forma de avaliar a empresa é através da internet, investigando as redes sociais da empresa, o site e o Portal Solar para verificar outras instalações realizadas pela empresa e a avaliação de outros clientes.

Verifique se o projeto atende sua necessidade

Outra questão importante é verificar se o projeto que a empresa está lhe oferecendo atende sua demanda de energia. Compare os orçamentos para verificar qual o número e a potência dos módulos que as empresas estão lhe oferecendo.

Além disso, de nada adianta você instalar um grande número de módulos, se os módulos não forem instalados com a melhor orientação ou em áreas com sombreamento. Muitas empresas na hora de querer vender um sistema para você, acaba lhe empurrando um sistema com problemas no projeto.

Jamais aceite que uma empresa faça uma instalação com orientação dos módulos para o sul ou em áreas afetadas por sombra, pois isso irá afetar consideravelmente o rendimento de seu sistema solar fotovoltaico.

Confira se a empresa lhe prestará um serviço de pós-venda

Por fim, muitas empresas do setor acabam instalando seu sistema fotovoltaico e não cuidando se a concessionária irá realizar a cobrança correta da fatura de energia. Algumas acabam ainda nem verificando se a concessionária fez a troca do medidor de energia para efetivar a ligação do sistema.

Em praticamente em todas as nossas instalações, a concessionária enviou a primeira conta de energia do cliente sem considerar a geração própria de energia. Porém, nós oferecemos um serviço de acompanhamento da geração e da conta de energia de nossos clientes de forma gratuita por um ano.

Assim nos certificamos que o sistema está gerando conforme o esperado e que a concessionária está realizando a cobrança de forma correta. Além disso, enviamos todo mês por e-mail um relatório com as informações da geração de seu sistema e a economia que você está obtendo ao gerar sua própria energia.

Quer saber qual investimento para você ter energia solar em sua casa ou empresa? Então faça um orçamento com a Incentive Solar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *