Pular para o conteúdo

Seguro Solar: Como proteger seu sistema fotovoltaico!

Um dos receios das pessoas que desejam gerar sua própria energia é se o sistema irá durar por toda sua vida útil. A contratação de uma empresa confiável para realizar o projeto e a instalação é uma forma de você se proteger, outra é a contratação de um seguro solar.

Com o surgimento da resolução normativa nº 482/2012 que regula a geração distribuída no Brasil e com o crescimento da instalação de painéis solares em residências e empresas no País, as empresas de seguros começaram a desenvolver seguros próprios para os sistemas fotovoltaicos.

Assim, se você possui algum receio que algo possa ocorrer com o seu sistema fotovoltaico, que prejudique sua geração de energia e, consequentemente, sua economia mensal, a contratação de um seguro solar pode ser uma boa alternativa.

Seguros residenciais e empresariais

Caso você já tenha um seguro residencial ou para sua empresa, você poderá contemplar o seu sistema fotovoltaico no seu seguro.

Assim, você já estará totalmente protegido caso ocorra qualquer acidente em sua casa ou empresa.

Aconteceu um caso com um de nossos clientes, que graças a um seguro que ele possuía, ele conseguiu reparar seu sistema fotovoltaico danificado sem nenhum custo adicional para ele.

Durante uma tempestade, uma antena de um vizinho atingiu o sistema fotovoltaico instalado no telhado dele, danificando dez módulos de seu sistema. 

O empresário nos chamou para identificar o problema e orçar a substituição dos módulos. A seguradora aceitou nosso orçamento e pagou para nossa empresa o valor dos módulos danificados e de nosso serviço de reparo.

Assim, o cliente teve seu sistema reparado sem gastar mais nada por isso por conta de seu seguro.

Seguro Solar: Seguros específicos para sistemas fotovoltaicos

Mas se você quiser contratar um seguro exclusivamente para seu sistema fotovoltaico, você também pode. As principais empresas de seguros que atuam no Brasil já possuem seguros específicos para proteger seu sistema fotovoltaico.

Esses seguros cobrem danos elétricos, avarias ocasionadas por intempéries e até roubo ou furto das placas. Você ao contratar o serviço pode escolher de quais riscos você gostaria de se proteger e calcular o valor da sua apólice.

Os valores do mercado estão em torno de 1% do valor dos equipamentos por ano para proteger seu sistema fotovoltaico.

É um investimento que pode valer a pena caso ocorra qualquer acidente inesperado e também para deixar você mais tranquilo.

Ao contratar uma empresa de energia solar peça para eles sugerirem alguma seguradora para seu sistema fotovoltaico ou verifique se já existe algum seguro contemplado no valor que você está pagando.

É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Peça um orçamento com a Incentive Solar e receba uma proposta já com o seguro solar contemplado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *