Placas solares: Entenda o que são e como funcionam

Os módulos solares fotovoltaicos, também chamados de placas solares, são um conjunto de células fotovoltaicas que ao receberem a luminosidade do sol transformam a radiação solar em energia elétrica.

Esse processo é conhecido como efeito fotovoltaico, por isso que essa fonte de energia é chamada de energia solar fotovoltaica.

Neste artigo, iremos explicar o que é uma placa solar, de que materiais são feitas, sua capacidade de geração de energia, os modelos existentes e quantas placas solares são precisas para a instalação de um sistema fotovoltaico, em média.

 

O que são placas solares, ou então módulos solares fotovoltaicos?

 

Placas solares

 

As placas solares, como dito no início do artigo, são um conjunto de células fotovoltaicas feitas de materiais semicondutores, onde os elétrons se movimentam ao receberem radiação solar gerando uma corrente elétrica.

Os módulos solares fotovoltaicos são comumente confundidos com os coletores solares, que ao invés de gerarem energia elétrica geram energia térmica para o aquecimento da água de chuveiros e torneiras dos imóveis.

O material semicondutor utilizado para a produção das placas solares é o silício. O silício utilizado pode ser monocristalino, ou seja, formado por apenas um único cristal; ou policristalino, formado por várias peças de cristais.

A diferença de capacidade delas é muito baixa, sendo a maior diferença seja no aspecto visual, pois uma placa solar feita de silício policristalino apresenta uma coloração mais irregular por ser produzida por várias peças de cristais.

 

Clique aqui e saiba como funciona a energia solar fotovoltaica

 

A capacidade de geração de energia de uma placa solar

A placa solar de silício monocristalino possui uma eficiência aproximada de 15 e 18%, enquanto a de silício policristalino de 13 e 16%. Apesar de parecer uma eficiência baixa, as placas solares conseguem produzir uma grande quantia de energia elétrica.

Os módulos solares fotovoltaicos mais utilizados atualmente ocupam 1,9 m² e pesam aproximadamente 10 Kg, tendo uma potência de 275 a 365 Wp. Ou seja, um módulo de 320 Wp de potência pode gerar em condições perfeitas até 320 Watts de energia.

Isso quer dizer que uma única placa solar pode produzir até 115,2 Kwh/mês. O suficiente para fazer funcionar um ar condicionado de 12.000 BTUs, ligado por quatro horas por dia, durante 30 dias do mês.

 

Quantas placas solares preciso para minha casa?

O número de placas solares necessária para atender sua residência vai depender do seu nível de consumo e da área que você possui disponível para a instalação das placas.

A orientação que dará um melhor rendimento para o sistema fotovoltaico é a norte, mas também é possível instalar as placas em outras orientações. Porém, ao instalar para outra orientação será necessária a instalação de um número maior de placas para dar o mesmo rendimento.

Outro cuidado que você deve ter ao instalar as placas solares é evitar áreas com sombreamento, pois irá prejudicar a eficiência de seu sistema fotovoltaico.

Considerando uma família composta por um casal e dois filhos, com um consumo médio de 500 KWh/mês, por exemplo, seria necessária a instalação de 13 módulos de 320 Wp com orientação norte em uma área de 24,05 m².

 

Veja quantas placas você precisa instalar fazendo uma simulação com a Incentive Solar! E saiba tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia baixando gratuitamente aqui a nossa Cartilha da Energia Solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *