Não é novidade para ninguém os benefícios do sol para a vida das pessoas. São diversas propriedades que impactam positivamente desde à estrutura óssea até mesmo o humor. Mas não é apenas na saúde dos seres humanos que o sol contribui: pode ser aproveitado como um incrível aliado na construção de um imóvel.
Se você é engenheiro ou arquiteto, deve saber a importância de realizar projetos que levem em consideração o melhor uso dos benefícios proporcionados pelo sol, por isso preparamos algumas questões sobre três temas fundamentais nesse assunto: Iluminação natural no imóvel;aquecimento da água;e geração de energia.
Este artigo pretende apresentar dicas para auxiliar você na construção de imóveis sustentáveis, que possam aproveitar da melhor forma esse recurso natural e renovável que é o sol.
Leia também: Como engenheiros e arquitetos podem ajudar a criar um mundo mais sustentável?
Iluminação natural no imóvel
Tomar sol faz bem para a nossa saúde, mas como passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados não tomamos sol suficiente para produzirmos a quantia de vitamina D que necessitamos. Um ambiente com iluminação natural pode melhorar até a saúde dos moradores daquele ambiente, além, é claro, de reduzir a necessidade de lâmpadas, trazendo economia na conta de energia.
Portanto, na hora de fazer um projeto arquitetônico ou de engenharia é importante levar em consideração a incidência de luz solar, descobrindo onde bate o sol da manhã e da tarde. Deve-se ter atenção com lugares onde não há iluminação natural, devido a prédios e árvores ao redor, por exemplo.
Veja algumas ideias de disposição dos cômodos:
Cozinha: geralmente é o cômodo mais quente do imóvel e devido a isso pode ser adequado estar localizada onde não recebe uma incidência solar alta.
Quartos: um dos lugares mais recomendados para projetar os quartos são onde o sol pega pela manhã.
Área de serviço: é interessante que incida o sol nesse espaço em algum momento do dia, até para auxiliar na secagem das roupas, preferencialmente que tenha sol no período da tarde.
Para aproveitar a incidência de luz, os engenheiros e arquitetos devem ter um cuidado na hora de escolher onde serão colocadas janelas, aberturas e clarabóias:
A posição das janelas e portas podem auxiliar, além da iluminação, também na refrigeração do ambiente, utilizando a técnica da ventilação cruzada posicionando portas e janelas em paredes opostas ou adjacentes, seguindo a orientação do vento. Isso possibilita um ambiente mais arejado e com menor necessidade de utilização de ar-condicionado, outro vilão na conta de energia.
As janelas, clarabóias e portas de vidro deixam o imóvel mais aconchegante e ainda permitem aproveitar a luminosidade externa. Uma tendência são as peles de vidro, conhecidas como “fachadas envidraçadas”.

Mas atenção: O vidro ideal para essa opção é o temperado, laminado ou aqueles mais resistentes que protegem contra os raios UV.
Todas essas técnicas permitem utilizar o sol para iluminar o ambiente interno do imóvel, mas não é só para iluminação natural que o sol pode servir, ele também pode ser útil para aquecer a água de torneiras, chuveiros e da piscina. É isso que vamos ver a seguir.
Aquecimento da água
Assim como o ar-condicionado, outro grande vilão da conta de energia é o chuveiro elétrico. Para resolver esse problema, um sistema de aquecimento solar pode ajudar o seu cliente a economizar um pouco na conta de energia.
O aquecimento solar é composto por placas coletoras, que absorvem o calor do sol e o transfere para a água que circula em suas tubulações de cobre. A água aquecida é armazenada em um reservatório térmico, também conhecido como Boiler.
Essa tecnologia já é utilizada há um bom tempo e está presente em diversos imóveis. Vale ressaltar que calor do sol pode ser utilizado também para aquecer a água da piscina do imóvel, permitindo aumentar o período de uso da piscina ao longo do ano.
O sistema de aquecimento para água da piscina é diferente do sistema utilizado para chuveiros e torneiras. Ao invés de utilizar um Boiler é utilizado a própria piscina como reservatório.
Assim como o sistema de aquecimento solar tradicional, o aquecimento para piscinas utiliza coletores solares. Para aproveitar melhor a irradiação solar, devem ser instalados com orientação norte.
Engenheiro, você sabia a diferença entre energia e aquecimento solar?
Geração de energia
Não é só iluminação e calor que o sol pode nos proporcionar quando o assunto é construção civil. O sol pode gerar energia elétrica para alimentar todo o imóvel.
Desde 2012 é possível que pessoas e empresas gerem sua própria energia a partir do sol e conectem na rede da concessionária de energia. Por ser uma possibilidade recente, esse sistema ainda não está totalmente difundido para as pessoas em geral e também para arquitetos e engenheiros.
Atualmente há mais de 17 mil sistemas de geração própria de energia conectado nas redes das concessionárias de energia em todo o Brasil. Mas o número, embora crescente, ainda é baixo se considerarmos que há mais de 80 milhões de unidades consumidoras em todo o país.
Importante: o sistema solar fotovoltaico pode substituir o aquecimento solar, tendo em vista a possibilidade de aquecer as torneiras e chuveiros através da eletricidade gerada. No entanto ambos os sistemas podem ser instalados concomitantemente.
Uma solução sustentável e financeiramente rentável deve sempre ser proposta no momento de conceber um projeto, e para que o sistema de energia solar tenha o máximo desempenho, cuide dos seguintes detalhes:
Projete um telhado livre de sombreamento de preferência com orientação para o norte;
Preveja um local protegido de intempéries e arejado para instalação do inversor solar;
Deixe dutos livres para ligação dos módulos até o inversor e do inversor até o quadro de comando ou caixa de entrada;E, lógico, consulte uma empresa de energia solar para lhe auxiliar.
Agora que você já sabe como utilizar os benefícios do sol em projetos de engenharia e arquitetura, aproveite para usar essas dicas para projetar imóveis sustentáveis e econômicos, oferecendo um diferencial para seus clientes.
E para qualquer auxílio em relação a energia solar fotovoltaica,
pode contar com a Incentive Solar para te ajudar!