O que o sol muda na sua vida e na do planeta?

Todos nós sabemos da importância do sol para nossas vidas. Mas você já parou para pensar o que aconteceria se o sol simplesmente desaparecesse?

 

É uma hipótese remota e difícil de se imaginar, pelo menos enquanto nós ainda estivermos vivendo nesse planeta.

 

Segundo estudo liderado pela astrônoma Juliana Sackmann, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, o sol deve desaparecer daqui 7,5 bilhões de anos. Isso porque nesse período o hidrogênio terá se esgotado e o sol começará a queimar hélio.

 

Antes dele desaparecer, no entanto, a vida na terra já terá sido dizimada. Ao queimar hélio no lugar do hidrogênio, as temperaturas do nosso planeta subirão consideravelmente, chegando a uma temperatura acima do planeta Vênus atualmente, que é de 500º Celsius.

 

Mas como felizmente o sol seguirá radiando energia e luz por bilhões de anos, vamos tratar aqui do que realmente nos impacta e interessa: a importância do sol para nossas vidas e do planeta.

 

Clique aqui e baixe agora mesmo o Guia do Conforto Térmico: sua família protegida em todas as estações do ano sem aumentar a sua conta de luz!

 

A importância do sol para a vida do planeta

 

O Sol é muito importante para todo o reino vegetal. Ao emitir energia na forma de luz e calor faz acontecer o processo da fotossíntese.

 

Sem esse processo nossa alimentação estaria comprometida, já que é através da luz solar que as plantas desenvolvem seus frutos.

 

Saiba como cuidar de uma horta caseira no verão. Baixe o nosso infográfico!

 

Outro impacto negativo do desaparecimento do sol seria que nosso planeta ficaria extremamente gelado. Assim congelaria os rios, mares, plantas e até nós humanos.

 

Claro que isso não aconteceria de uma hora para a outra, pois nosso planeta possui energia armazenada. Porém, a temperatura iria cair lentamente como em um pôr do sol.

A importância do sol para nossas vidas

 

Embora não desapareça por completo, já sentimos os efeitos do seu desaparecimento em dias nublados ou no inverno, quando diminui as horas de sol nos nossos dias.

 

Esse efeito é ainda mais sentido em países afastados da linha do equador, onde as horas de sol durante o inverno são reduzidas drasticamente.

 

Esse é  o caso dos países nórdicos, como Dinamarca, Suécia e Noruega. No norte da Noruega, por exemplo, pode se ter 24 horas de sol durante o verão, mas há dias sem nenhum sol no meio do inverno.

 

Descubra as principais curiosidades sobre o sol!

 

A exposição a luz solar estimula a produção de dopamina, melatonina e serotonina. Essas três substâncias são responsáveis por trazerem bom humor, energia e ainda regular nosso sono.

 

Sem a exposição solar, ou com a exposição reduzida aos raios solares o nosso organismo diminui a produção dessas substâncias podendo provocar, por exemplo, excesso de sono, um sintoma típico da depressão.

Aproveitando o sol

 

Nós brasileiros temos a sorte de viver em um país com excelente níveis de radiação solar, talvez por isso sejamos conhecido pelo nossa alegria e bom humor.

 

Por isso devemos aproveitar o sol que brilha para nós todos os dias do ano. Claro, com o devido cuidado para evitar câncer de pele e outras doenças ocasionadas pelo excesso de exposição ao sol. Moderação é palavra de ordem, nesse caso.

 

Mas além de aproveitar o astro-rei direta ou indiretamente com tudo que falamos nesse texto, uma outra utilidade pode fazer você ser responsável por diminuir o impacto ambiental do planeta e ainda economizar dinheiro: a energia solar fotovoltaica.

 

Transformar a radiação solar em energia elétrica limpa e renovável é mais do que possível, é fácil e acessível!

 

Quer saber como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Então baixe nossa Cartilha da Energia Solar e saiba tudo sobre como gerar sua própria energia de forma limpa e renovável.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *