Novas Tecnologias: A Energia Solar como fonte de energia de um novo mundo!

Carros elétricos, veículos autônomos, baterias de armazenamento, redes inteligentes. Sabe o que todas essas novas tecnologias têm em comum? Isso mesmo, a energia solar!

Um novo mundo está por vir, o desenvolvimento tecnológico que está ocorrendo na chamada 4ª Revolução Industrial promete levar as próximas gerações para novos patamares.

Tudo isso pode parecer bastante distante, mas todas essas mudanças estão por acontecer o quanto antes. Empresas como Google, Uber e Tesla estão desenvolvendo tecnologias que antes pareciam possíveis em um futuro muito distante. E mais, estão prestes a colocar essas tecnologias nas ruas de nossas cidades.

Veículos elétricos e o fim dos combustíveis fósseis

O trânsito nas grandes metrópoles do mundo é o principal problema vivido por grande parte da população.

Além do transtorno de perder grande parte do dia parado em congestionamento, a poluição causado por todos os veículos que utilizam combustíveis fósseis para se locomover contribui para a emissão de gases do efeito estufa e, consequentemente, ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

Para reverter essa situação, diversos países do mundo já começaram a estabelecer datas para proibir a produção de veículos movidos a combustíveis fósseis e para a retirada desses veículos de circulação nas ruas das cidades.

Dessa forma, os veículos elétricos ganham cada vez mais força e já são realidade em diversos países do mundo.

Porém, de nada adianta substituir os veículos à combustão por elétricos, se a matriz energética dos países continuar sendo majoritariamente de combustíveis fósseis.

Por isso, as fontes limpas e renováveis de energia ganham cada vez mais força. E a energia solar fotovoltaica é a com o maior potencial para ser a principal fonte de energia dos novos veículos elétricos que irão entrar em circulação nos próximos anos.  

Autônomos e sem volantes, as novas tecnologias dos carros do futuro!

Claro que substituir veículos a combustão por elétricos auxilia a combater a poluição, mas não diminui os níveis de congestionamento nas grandes cidades.

Por isso, além dos novos carros serem elétricos muitos deles também serão autônomos e compartilhados.

A cultura do possuir não é mais um atrativo para a nova geração. Para eles, o mais importante é ter o acesso. O carro próprio não é mais sinal de status.

A Tesla, por exemplo, planeja colocar nas ruas já em 2020 robôs-taxis autônomos e sem volantes.

Baterias para a independência energética

Muitos críticos das fontes renováveis, principalmente da solar e eólica, dizem que não podemos depender apenas destas fontes por serem intermitentes.

Isso quer dizer que a eólica só gera energia quando tem vento e a solar quando tem sol. E eles têm toda a razão ao afirmar isso. Atualmente precisamos das outras fontes de energia para dar maior segurança a nossa matriz energética.

Porém, com a evolução das baterias de armazenamento, as fontes intermitentes serão cada vez mais confiáveis.

Com isso, as pessoas que gerarem sua própria energia estarão cada vez mais independente do sistema elétrico tradicional.

Smart Grid e Casas Inteligentes

Além das baterias de armazenamento, o conceito de Smart Grid (Redes Inteligentes) irá revolucionar o setor elétrico.

A tendência no mundo todo é que a energia consumida seja valorada pelo momento em que ela é utilizada.

Dessa forma, sistemas inteligentes nas residências irão auxiliar as pessoas a definirem qual o melhor momento para utilizar um equipamento elétrico com maior economia.

Além disso, em um futuro próximo, será possível comercializar a energia gerada pelas residências, fazendo com que pessoas compartilhem a energia gerada entre si.

Novas tecnologias e a energia solar

Você percebeu que em todas essas tecnologias comentadas neste artigo, o maior ponto em comum entre todas elas é a energia solar!

Não é a toa que acreditamos que a energia solar fotovoltaica será a principal fonte de energia do mundo.

E não é nós que estamos dizendo isso. Segundo previsões da Bloomberg, até 2050, a energia solar e eólica será responsável pela metade da energia gerada no mundo.

A inovação e o desenvolvimento tecnológico são as forças que nos levam a outros patamares. Porém, de nada adianta as tecnologias serem as mais avançadas se não for possível utilizá-las.

Por esse motivo, as novas tecnologias devem ser cada vez mais sustentáveis. Ou seja, cuidando para utilizar os recursos naturais de forma mais consciente possível.

E acreditamos que isso não é só possível, como está realmente acontecendo, já que o modelo de compartilhamento irá substituir o modelo atual que precisamos ser dono de todos os bens que utilizamos.

E você, já está preparado para viver nesse novo mundo mais tecnológico e sustentável? Peça já seu orçamento com a Incentive Solar e saia na frente para viver nesse novo mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *