Mapa de potencial para a energia solar, pelo Banco Mundial

O Banco Mundial, em parceria com a Aliança Internacional da Energia Solar (ISA), lançou o Global Solar Atlas, um mapa capaz de identificar os locais com maior potencial para o aproveitamento de energia solar no mundo. A ferramenta está disponível de forma gratuita na web.

O mapa faz uso de dados do sistema de informação geográfica (SIG) e permite a aproximação a áreas com grande detalhe, com uma resolução espacial de 1 km, dando, possibilitando conhecer o potencial médio de energia solar anual numa determinada localização. A ferramenta também permite a impressão de mapas e a utilização dos dados em outras aplicações.

Para aumentar a especificidade do mapa e reduzir a margem de incerteza, o Banco Mundial, com financiamento do programa de assistência ESMAP (Energy Sector Management Assistance Program), pretende instalar, durante os próximos quatro anos, estações de medição em vinte países em desenvolvimento.

Em entrevista, representantes do Banco Mundial afirmaram que o Global Solar Atlas “vai ajudar governos a poupar milhões de dólares em pesquisa e vai proporcionar aos investidores e promotores de energia solar uma plataforma uniforme e de fácil acesso, que permite comparar o potencial entre localizações e entre múltiplos países”.

O mapa pode ser acessado aqui e todos os dados serão tornados públicos através da plataforma Energydata.info.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *