Justa Trama ainda mais sustentável com energia solar!

Economia solidária, cooperativismo e sustentabilidade são palavras de lei na Justa Trama, maior cadeia produtiva no segmento de confecção da economia solidária no Brasil. E claro, que a energia solar não ia ficar de fora dessa cooperativa com apelo social e ambiental tão bacana.

Um mundo mais justo, com equidade de gênero e social, um consumo mais consciente, preservando o meio ambiente,  e uma distribuição justa de renda para todos é possível.

São esses objetivos e valores que os associados da Cooperativa Central Justa Trama acreditam e mostram ser possível no seu dia a dia.

Outra forma de fazer negócio

O lucro pelo lucro, uma distribuição de resultados onde poucos ficam com o resultado do trabalho de muitos é algo comum nos negócios dos dias atuais. 

Mas não é isso que acontece na Cooperativa Justa Trama. Que não só acredita que outra forma de fazer negócio é possível, como o pratica com excelentes resultados econômicos e sociais para todos os envolvidos na cadeia de produção.

A cooperativa atua na chamada economia solidária, onde o conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – são organizadas sob a forma de autogestão.

A Justa Trama é formada por homens e mulheres agricultores, fiadores, tecedores, costureiras, artesãos e coletores e beneficiadores de sementes.

Pessoas que acreditam no comércio justo e solidário e em relações de produção sem exploração.

Saiba tudo sobre os benefícios de utilizar a energia solar em sua empresa, baixe nosso eBook de forma gratuita.

A sustentabilidade como princípio na Justa Trama

A sustentabilidade é uma questão central para a Justa Trama, que inicia desde o plantio do algodão agroecológico até a comercialização de peças de confecção produzidas com este insumo.

A cooperativa possui o Certificado Orgânico IBD, ou seja, todo o produto é cultivado em um ambiente que considera sustentabilidade social, ambiental e econômica e valoriza a cultura das comunidades rurais.

Além disso, a agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônio, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.

Conheça mais um Case da Incentive Solar:Redemac Torres investe em energia solar!

Mas a preocupação com o meio ambiente da Justa Trama vai além, em todas as ações e atividades da cooperativa a sustentabilidade ambiental é pensada e aplicada.

Inclusive, as sobras das confecções são utilizadas para a produção de bichos e jogos pedagógicos pelo Coletivo Inovarte de Porto Alegre e de bonecas pela Cooperativa Açaí de Rondônia .

Não é a toa que o consumo de energia da cooperativa também deve ser produzido de forma limpa e renovável. 

Justa Trama agora com Energia Solar

Com o intuito de ser ainda mais sustentável, a Cooperativa Central Justa Trama viu na energia solar a possibilidade de gerar sua própria energia de forma limpa e renovável.

Consumindo a energia proveniente da distribuidora de energia local, muitas vezes utilizamos fontes poluentes ou com impactos significativos ao meio ambiente.

Sendo assim, quanto mais pessoas e empresas poderem gerar sua própria energia de fontes limpas e renováveis, como a solar, melhor.

Nessa busca a Justa Trama encontrou a Incentive Solar. Uma empresa do Grupo Enerbio, que atua exclusivamente com fontes renováveis de energia.

A instalação do sistema fotovoltaico da Justa Trama irá começar em poucos dias e dentro de algumas semanas a cooperativa estará gerando sua própria energia de forma limpa e ainda trazendo economia para a organização.

Nelsa Nespolo, uma das costureiras cooperadas está ansiosa para começar a sentir os impactos da geração própria de energia. 

“Começamos com um sistema de menor porte apenas para uma parte da nossa cooperativa, mas iremos ampliar nossa geração assim que possível. Muito importante gerar nossa própria energia de forma sustentável através do sol” afirma Nespolo.

Um dos sócios da Incentive Solar, Gabriel Leão, também afirma estar muito feliz em terem sido escolhidos pela cooperativa para realizar o trabalho.

“Muito legal a Justa Trama ter confiado na gente para a execução do serviço de energia solar. Apesar de uma formatação de negócio diferente, aqui na Incentive também acreditamos na importância da preservação do meio ambiente e da remuneração justa entre todos os envolvidos com o negócio” comenta Leão.

Sua empresa também pode ser mais sustentável assim como a Justa Trama e ainda obter ótimos resultados econômicos com a economia na conta de energia. 

Faça já um orçamento com a Incentive Solar e confira o investimento necessário e a economia obtida.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *