Instalação de painéis fotovoltaicos: 5 pontos para você cuidar depois de instalar

Você pagava mensalmente um alto valor em sua conta de luz, ouviu ou leu sobre energia solar, pesquisou, entendeu a viabilidade e rentabilidade desta tecnologia e, por fim, decidiu pela instalação de painéis fotovoltaicos em sua residência.

 

Mas, e agora? Será que só resta aguardar o retorno do investimento e se livrar das preocupações com o preço pago todo mês à concessionária?

 

Bem, é verdade que a energia solar exige pouquíssimos cuidados. No entanto, estar atento a alguns detalhes corrobora com o rendimento de seu sistema.

 

Por isso listamos nesse texto 5 pontos para você ficar de olho após a instalação de painéis fotovoltaicos.

 

1) Acompanhe sua geração de energia

 

Após a instalação de painéis fotovoltaicos, é normal que se fique ansioso para acompanhar seu desempenho. Os inversores – equipamentos que transformam a corrente contínua em corrente alternada, possuem um visor onde é possível acompanhar a geração de seu sistema solar fotovoltaico. Mas esse acompanhamento também pode ser feito remotamente.

 

Alguns inversores possuem sistemas de monitoramento remoto através de sites e aplicativos. Você pode configurá-lo com a internet e instalar o aplicativo do inversor ou de algum outro sistema devidamente configurado. Assim será possível conferir de qualquer lugar como está o desempenho de seu sistema.

 

2) Fique de olho na sua conta de luz

 

Acompanhar a geração de seu sistema solar é muito importante, mas melhor ainda é receber a conta de energia apenas com a taxa mínima sendo cobrada. Por ser um modelo novo para as concessionárias de energia, muitas ainda possuem dificuldade para realizar a leitura ou emitir faturas para consumidores com geração própria.

 

Recomendamos que você confira se a conta de energia está realmente descontando a geração própria. Aqui na Incentive Solar oferecemos um serviço exclusivo aos nossos clientes de acompanhamento, verificação e controle tanto da produção de energia das placas fotovoltaicas quanto da leitura realizada pela concessionária do medidor.

clique aqui e saiba mais sobre o Incentive Assistence

 

3) Não deixe de realizar manutenções periódicas depois da instalação de painéis fotovoltaicos

 

Como dito anteriormente, o sistema fotovoltaico não exige muitos cuidados, porém é sempre aconselhável realizar algumas manutenções de forma periódica. Sugerimos que a cada 6 meses ou pelo menos uma vez ao ano seja realizada uma limpeza nos painéis fotovoltaicos e conferida a ligação dos cabos.

 

Importante que essa manutenção seja feita por um profissional capacitado, de preferência por uma empresa que realize a instalação de painéis fotovoltaicos.

 

Instalação de painéis fotovoltaicos

 

4) Mantenha seu nível de consumo

 

Quando você instala um sistema fotovoltaico, acaba se despreocupando com o consumo de energia em sua casa ou empresa. Lembre-se, contudo, que seu sistema fotovoltaico foi dimensionado para um certo nível de consumo e qualquer consumo superior ao produzido será cobrado na conta de energia.

 

Se o seu sistema foi dimensionado para um nível de consumo maior que o de costume, tudo bem gastar um pouco a mais do que o habitual, mas não exagere!

 

Esteja ciente de que se você consumir a mesma coisa ou mais que você está gerando não terá créditos para usar em meses de menor nível de irradiação solar. Assim seu retorno do investimento não será aquele projetado anteriormente.

 

5) Amplie seu sistema

 

Mas se por acaso houver a necessidade de aumentar seu consumo de energia, você ainda pode ampliar seu sistema para atender a necessidade atual ou futura.

 

O sistema solar fotovoltaico é modular e de fácil instalação, por isso se você tiver espaço em seu telhado basta adicionar alguns módulos adicionais e substituir ou adicionar mais inversores.

 

Caso precise de qualquer ajuda ou deseje tirar alguma dúvida,

entre em contato com a Incentive Solar.

Estamos sempre a disposição para lhe atender da melhor forma possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *