Financiamento de Energia Solar: Veja qual a melhor opção para você

Há diversas opções de financiamento de energia solar no mercado. Além de todas as vantagens financeiras de instalar um sistema fotovoltaico, atualmente não é mais necessário nem se descapitalizar.

 

Investir em energia solar é um excelente negócio, o dinheiro investido retorna em poucos anos e você terá um excelente retorno ao longo da vida útil dos equipamentos. Aplicar seu dinheiro em um sistema fotovoltaico é melhor que muitas aplicações financeiras disponíveis no mercado.

 

Entretanto, não é todo mundo que possui esse recurso para investir em um sistema fotovoltaico ou que está disposto a se descapitalizar para investir nessa tecnologia. Mas não é por isso que você não irá gerar sua própria energia.

 

Para esses casos a melhor opção é optar por um financiamento de energia solar. Um detalhe aqui é muito importante: não existe a melhor opção, é preciso analisar cada situação em específico para escolher de forma personalizada o que for melhor para você.

 

Por isso, nesse artigo vamos elencar as melhores opções de financiamento de energia solar e ajudar você escolher o mais adequado para o seu sistema fotovoltaico.

 

As 5 melhores opções de financiamento de energia solar

 

Agora que você sabe que é possível financiar seu sistema fotovoltaico, vamos apresentar as melhores opções de financiamento disponíveis no mercado que a Incentive Solar oferece e quais as condições de cada uma delas.

 

  1. Financiamento próprio Incentive Solar
  2. Finame Energias Renováveis do BNDES
  3. Proger do Banco do Brasil
  4. Financiamento para Energia Solar do Sicoob
  5. Fundo de Investimento em Eficiência Energética

 

 

Financiamento próprio Incentive Solar

 

A Incentive solar oferece para todos os seus clientes a possibilidade de adquirir seu sistema fotovoltaico parcelado e sem juros. A opção de financiamento próprio da Incentive Solar requer uma entrada de 30% do valor total e mais 7 parcelas de 10%.

 

Essa opção é a mais utilizada por nossos clientes por não possuir nenhuma burocracia e não aumentar o valor final do sistema fotovoltaico já que não há cobrança de juros. Além disso, não é necessário desembolsar todo o valor de uma única vez.

    

Finame Energias Renováveis do BNDES

 

O BNDES ofereceu, até bem pouco tempo, a linha de financiamento Fundo Clima, que possuía uma taxa de juros anuais de apenas 4,5%. Porém, todo o recurso foi comprometido em pouco tempo devido a grande procura que o fundo teve.

 

Para substituir o Fundo Clima, que teve um enorme sucesso, o BNDES aprovou uma nova linha chamada de Finame Energias Renováveis. A nova linha será um módulo do Finame e estará disponível no mercado a partir de 31 de agosto.

 

Ainda não se sabe os detalhes dessa linha, mas acredita-se que ela não será tão vantajosa quanto o Fundo Clima, mas ainda assim será uma ótima opção para aqueles que buscam financiar seu sistema fotovoltaico.

 

Proger do Banco do Brasil

 

Para consumidores comerciais, como pequenos supermercados de bairro, a melhor opção de financiamento disponivel  no momento é a linha Proger Urbano Empresarial do Banco do Brasil.

 

Essa linha financia até 80% do seu projeto em até 72 meses e com a possibilidade de 12 meses de carência. As Taxas ficam em torno de 0,93% a.m.

 

Conheça os benefícios do sistema solar fotovoltaico para empresas

 

Para acessar essa linha a empresa deve faturar até R$ 10 milhões por ano e o valor máximo a ser financiado é de R$ 1 milhão. Por isso, recomendamos essa linha para supermercados, padarias, bares e restaurantes.

 

Financiamento para Energia Solar do Sicoob

 

Já para nossos clientes pessoas físicas que desejam parcelar em mais vezes, temos como alternativa a realização de um financiamento junto ao Sicoob SC/RS.

 

A instituição financeira possui, desde o ano passado, convênio operacional com várias empresas especializadas em energia solar e oferece uma linha de crédito para financiar a instalação dessa fonte de energia limpa.

 

Clique aqui e saiba tudo sobre como funciona a energia solar

 

A taxa de financiamento mensal é pós fixada em  0,6% + CDI, isso significa uma taxa de aproximadamente 1,1% a.m. Essa é uma das melhores taxas encontradas para pessoas físicas financiarem um sistema fotovoltaico.

 

Fundo de Investimento em Eficiência Energética

 

A Incentive Solar possui uma parceria com um Fundo Americano de Investimento em Eficiência Energética para financiar sistemas fotovoltaicos.

 

O fundo que investia em programas de eficiência energética passou a também a investir em sistemas fotovoltaicos com condições específicas.

 

O Fundo de Investimento em Eficiência Energética adquire o sistema fotovoltaico e instala em um determinado local e aluga o sistema para empresas que não podem ou não querem investir seu dinheiro em um sistema fotovoltaico e se descapitalizar.

 

Esse fundo é bastante adequado para empresas que não possuem telhado, já que a instalação do sistema fotovoltaico sempre é feita em outra localidade.

 

Também é indicado para empresas que querem reduzir suas contas de energia sem realizar nenhum investimento. Já que a empresa irá substituir a conta de energia pelo aluguel do sistema, que pode chegar até 20% de economia.

 

Devido às condições, esse fundo tem sido bastante utilizado por rede de lojas e restaurantes. Já que você pode instalar um sistema em um único ponto e compensar em mais de uma unidade da empresa.

 

Opções de financiamento para cada caso

 

Além dessas linhas apresentadas, existem uma infinidade de linhas disponíveis no mercado. Mas aqui apresentamos as cinco opções que acreditamos serem as mais vantajosas para nossos clientes.

 

Algumas instituições financeiras possuem linhas de financiamento voltadas para energia solar fotovoltaica, mas são apenas adequações feitas com outras linhas já existentes e com taxas de juros bastante elevadas e que fazem com que o retorno do investimento reduza consideravelmente.

 

Apresentamos as linhas mais vantajosas para cada tipo de cliente, seja uma grande empresa, uma empresa de pequeno ou médio porte, empresa que atua em rede ou não possui área disponível e também para os consumidores residenciais.

 

Peça um orçamento para nós, que iremos apresentar uma proposta com a melhor opção de financiamento para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *