Financiamento de Energia Solar: Veja qual a melhor opção para você

Há diversas opções de financiamento de energia solar no mercado. Além de todas as vantagens financeiras de instalar um sistema fotovoltaico, atualmente não é mais necessário nem se descapitalizar.

Investir em energia solar é um excelente negócio, o dinheiro investido retorna em poucos anos e você terá um excelente retorno ao longo da vida útil dos equipamentos. Aplicar seu dinheiro em um sistema fotovoltaico é melhor que muitas aplicações financeiras disponíveis no mercado.

Entretanto, não é todo mundo que possui esse recurso para investir em um sistema fotovoltaico ou que está disposto a se descapitalizar para investir nessa tecnologia. Mas não é por isso que você não irá gerar sua própria energia.

Para esses casos a melhor opção é optar por um financiamento de energia solar. Um detalhe aqui é muito importante: não existe a melhor opção, é preciso analisar cada situação em específico para escolher de forma personalizada o que for melhor para você.

Por isso, nesse artigo vamos elencar as melhores opções de financiamento de energia solar e ajudar você escolher o mais adequado para o seu sistema fotovoltaico.

As 5 melhores opções de financiamento de energia solar

Agora que você sabe que é possível financiar seu sistema fotovoltaico, vamos apresentar as melhores opções de financiamento disponíveis no mercado que a Incentive Solar oferece e quais as condições de cada uma delas.

  1. Financiamento próprio Incentive Solar;
  2. Financiamento para Energia Solar Sicredi;
  3. Financiamento para Energia Solar BV;
  4. Consórcio Energia Solar Porto Seguro;
  5. Arrendamento de Usina Solar.

1. Financiamento próprio Incentive Solar

A Incentive solar oferece para todos os seus clientes a possibilidade de adquirir seu sistema fotovoltaico parcelado e sem juros. A opção de financiamento próprio da Incentive Solar requer uma entrada de 50% do valor total e mais 5 parcelas de 10%.

Essa opção é a mais utilizada por nossos clientes por não possuir nenhuma burocracia e não aumentar o valor final do sistema fotovoltaico já que não há cobrança de juros. Além disso, não é necessário desembolsar todo o valor de uma única vez.     

2. Financiamento para Energia Solar Sicredi

O Sicredi é a instituição financeira que mais financiou sistemas fotovoltaicos no Rio Grande do Sul. Quase metade das instalações fotovoltaicas  no estado foram financiadas pelo banco cooperativo.

Confira: Sicredi financiou quase metade dos equipamentos de energia solar do RS em 2019

Das 13,2 mil unidades geradoras de energia fotovoltaica instaladas no Estado em 2019, 6 mil foram financiadas pelo Sicredi. Isso representa quase metade (45%) do total. 

Esse número não é a toa, com taxas competitivas e um processo com pouca burocracia facilita o acesso ao crédito dos correntistas da cooperativa de crédito.

Com taxas de aproximadamente 1,1% ao mês, com pagamento em até 120 meses, sendo três meses de carência. A opção do Sicredi é muito interessante para correntistas e até quem ainda não tem conta no banco. 

Inclusive vários clientes da Incentive Solar financiaram seus sistemas com o financiamento do Sicredi, inclusive abrindo conta no banco.

3. Financiamento para Energia Solar BV

Para consumidores que não querem abrir contas em outros bancos, há a possibilidade do financiamento da BV Financeira onde não há a necessidade da abertura de conta.

Inclusive, a Incentive Solar é correspondente da BV Financeira e pode oferecer essa ótima opção de financiamento para você com pouca burocracia.

Conheça os benefícios do sistema solar fotovoltaico para empresas

A linha da BV financia até 100% do projeto (equipamento + instalação), com pagamento em até 5 anos, com taxas pré-fixadas a partir de 1,48% a.m. Sendo que a primeira parcela pode ser paga até 60 dias após a liberação do recurso.

4. Consórcio Energia Solar Porto Seguro

Para quem não tem pressa para instalar seu sistema fotovoltaico, o consórcio também é uma excelente opção. E a Porto Seguro tem uma linha específica para você.

Com planos de 50 meses e com parcelas a partir de apenas R$ 595,24 você pode adquirir seu sistema fotovoltaico para sua casa ou empresa.

Clique aqui e saiba tudo sobre como funciona a energia solar

Caso queira antecipar sua instalação do sistema fotovoltaico é possível dar um lance em qualquer momento e adquirir seu sistema fotovoltaico.

5. Arrendamento de Usina Solar

A Incentive Solar possui também a possibilidade de arrendar usinas fotovoltaicos para seu estabelecimento comercial.

No arrendamento de Usina Solar um investidor ou fundo de investimento adquire o sistema fotovoltaico e instala em um determinado local e aluga o sistema para empresas que não podem ou não querem investir seu dinheiro em um sistema fotovoltaico e se descapitalizar.

Financiamento de Energia Solar: Arrendamento de Usinas Fotovoltaicas.
Usina do Lami em construção para arrendamento.

Essa  possibilidade é bastante adequada para empresas que não possuem telhado, já que a instalação do sistema fotovoltaico sempre é feita em outra localidade.

Também é indicado para empresas que querem reduzir suas contas de energia sem realizar nenhum investimento. Já que a empresa irá substituir a conta de energia pelo aluguel do sistema, que pode chegar até 10% de economia.

Devido às condições, essa alternativa tem sido bastante utilizada por rede de lojas e restaurantes. Já que você pode instalar um sistema em um único ponto e compensar em mais de uma unidade da empresa.

Opções de financiamento para cada caso

Além dessas linhas apresentadas, existem uma infinidade de linhas disponíveis no mercado. Mas aqui apresentamos as cinco opções que acreditamos serem as mais vantajosas para nossos clientes.

Algumas instituições financeiras possuem linhas de financiamento voltadas para energia solar fotovoltaica, mas são apenas adequações feitas com outras linhas já existentes e com taxas de juros bastante elevadas e que fazem com que o retorno do investimento reduza consideravelmente.

Apresentamos as linhas mais vantajosas para cada tipo de cliente, seja uma grande empresa, uma empresa de pequeno ou médio porte, empresa que atua em rede ou não possui área disponível e também para os consumidores residenciais.

Peça um orçamento para nós, que iremos apresentar uma proposta com a melhor opção de financiamento para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *