Pular para o conteúdo

Financiamento de Energia Solar: Quais as melhores opções?

A energia solar está cada vez mais presente nas casas e empresas do Brasil por conta das linhas de financiamento de energia solar. Com as taxas atuais é possível trocar a fatura de energia atual pela parcela do financiamento.

Desde a regulamentação da geração distribuída no Brasil, a partir de 2012, a energia solar vem crescendo e estando cada vez mais presente nas residências e empresas brasileiras.

Muitos fatores contribuíram para o crescimento da energia solar, mas, com certeza, as opções de financiamento com taxas mais atrativas foram essenciais para essa evolução.

Por isso, neste artigo vamos apresentar as principais linhas de financiamento para você que pretende investir em energia solar sem precisar se descapitalizar. Confira!

1. Sicredi

A Sicredi é uma das principais instituições financeiras em relação ao financiamento de energia solar, principalmente aqui no Rio Grande do Sul. No ano de 2019, mais de 45% dos financiamentos de energia solar no Estado foram financiado pela cooperativa de crédito.

Com taxas bem atrativas e um processo bem ágil, a Sicredi se destaca no financiamento de energia solar. Ainda é possível parcelar o financiamento em até 120 meses.

A Cooperativa de Crédito financia tanto os equipamentos quanto o projeto e a instalação. O dinheiro pode ir direto para o cooperado ou para a integradora de energia solar.

Porém, para ter acesso ao financiamento é preciso ser cooperado da Sicredi. Ou seja, se não possuir conta, terá que abrir uma conta em uma das agências da cooperativa.

2. Santander Sustentabilidade

No Brasil, a principal referência de financiamento é o Banco Santander, através do Santander Financiamentos. Uma das vantagens oferecidas pela financeira do banco é que não é necessário abrir conta para conseguir obter o financiamento.

A linha é oferecida pelas próprias empresas de energia solar credenciadas. Basta o cliente solicitar uma proposta para a empresa de energia solar e, caso o negócio seja fechado, a integradora faz a solicitação de crédito direto ao banco.

A linha Santander Sustentabilidade oferece o financiamento de 100% do sistema fotovoltaico, incluindo projeto e instalação. O prazo de pagamento é de 60 meses e a garantia de 60 meses.

3. BV Financeira

A BV Financeira do Banco Votorantim também atua forte no financiamento de energia solar. O Banco é um dos principais acionistas do Portal Solar e possui uma estratégia agressiva para ofertar financiamentos com taxas atrativas para pessoas e empresas que queiram gerar sua própria energia.

Assim como a linha de financiamento do Santander, para obter a linha do BV Financeira não é necessária a abertura de conteúdo. Com taxas pré-fixadas atrativas e o financiamento de até 100% do projeto (equipamentos + instalação).

O prazo de pagamento do financiamento é de até 6 anos para pagar e até 90 dias para pagar a primeira parcela.

4. Sicoob  

A Sicoob é outra cooperativa de crédito que vem entrando forte no mercado de financiamento para energia solar.

Com taxas atrativas e uma plataforma para simulação de crédito, a cooperativa oferece o financiamento de todo o sistema fotovoltaica, incluindo equipamentos, projeto e instalação. O prazo de pagamento do financiamento é de até 84 meses

5. Outras linhas

Diversos bancos e instituições financeiras vem oferecendo linhas de crédito para a energia solar. Porém, ainda com taxas elevadas e com processos burocráticos muito grandes para a liberação do crédito.

Bancos públicos, tanto em nível federal e estadual possuem boas taxas, mas ainda possuem dificuldade para a liberação do crédito de forma ágil.

Já outros bancos mais tradicionais também ainda não buscaram esse mercado potencial e apenas replicam outras linhas de financiamento para o mercado fotovoltaico.

Linhas como do Finame do BNDES exigem um nível de nacionalização dos equipamentos que deixam o sistema fotovoltaico muito mais caro, fazendo com que, mesmo com taxas bem atrativas, as demais linhas mais vantajosas para os consumidores de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *