A energia solar é aquela proveniente da luz ou do calor do sol. Caracterizada por ser uma fonte limpa e renovável, pode ser utilizada e aproveitada a partir de diferentes tecnologias. Neste texto, compilamos as informações mais relevantes que você precisa saber sobre os tipos de energia solar, modos de funcionamento, curiosidades, dados e benefícios.

O que é energia solar?

 

Se há geração de energia a partir do sol então estamos falando de energia solar. Essa é a principal definição, no entanto se trata de um conceito genérico. Quando falamos em sua aplicabilidade, surgem algumas divisões, tais como:

 

– Sistemas passivos de energia solar:

São técnicas e soluções diretas, ou seja, não necessitam de um dispositivo intermediador para o aproveitamento da energia. O principal exemplo é o bom uso da orientação solar na construção, com espaços planejados e adequadas para receber maior luminosidade.

– Sistemas ativos de energia solar:

Nesse caso, o processo de captação e utilização da energia ocorre mediante o auxílio de algum determinado equipamento. É o caso das usinas heliotérmicas, dos aquecedores solares, e do uso de painéis fotovoltaicos, a principal tecnologia do mundo para a geração de eletricidade residencial ou em estabelecimentos comerciais.

Quais os tipos de energia solar?

 

Quando falamos em energia, normalmente associamos com a energia elétrica, pois é aquela que mais utilizamos. Porém, existem diversas modalidades de energia além da elétrica, como a térmica, mecânica, luminosa e sonora.

O sol produz energia luminosa e térmica para nós todos os dias, mas também pode ser aproveitado para aquecer nossas casas, a água, entre outras coisas ou convertido em energia elétrica.

 

Conheça agora os principais tipos e tecnologias que são utilizadas no mundo para a geração de energia proveniente do sol:

 

  1.    Arquitetura solar

Uma das formas de utilizar a energia solar é através da arquitetura, utilizando um conjunto de soluções arquitetônicas que permitem o recolhimento, armazenamento e distribuição da energia solar incidente sobre um empreendimento.

Assim, aproveita-se o calor e a luminosidade produzidos pelo sol, levando em conta as condições climáticas locais.

 

  1.    Energia solar térmica

Trata-se da transformação da radiação solar em calor. A energia é interceptada a partir de coletores solares, que basicamente têm a função de transferir essa radiação captada para a água ou óleo que então são utilizados como fonte de calor.

Esse sistema é comumente usado em residências, empresas (principalmente em hotéis) para o aquecimento de água em chuveiros e piscinas. Também se costuma optar pela energia solar térmica para a geração de água quente em uso industrial.

 

 

  1.    Energia heliotérmica

A energia heliotérmica é o processo de uso e acúmulo do calor proveniente dos raios solares. Para isso, são utilizados espelhos que refletem a luz solar e a concentram em um único ponto, onde há um receptor.

Assim, uma grande quantia de calor é acumulada e utilizada tanto para usos industriais que demandam altas temperaturas, quanto para gerar eletricidade.

Saiba mais sobre a energia heliotérmica, nesse vídeo:

 

  1.    Energia solar fotovoltaica

Por fim, a energia solar fotovoltaica, que converte a energia luminosa em energia elétrica. A radiação solar é diretamente convertida em eletricidade e para isso são utilizados módulos fotovoltaicos.

Muitas pessoas confundem geração de energia solar térmica com energia solar fotovoltaica. Porém, as duas tecnologias são bem distintas, visto que uma transforma a radiação solar em calor para aquecimento da água, enquanto a outra transforma a radiação solar diretamente em eletricidade para ser utilizado na iluminação e em equipamentos elétricos.

 

Clique aqui e baixe agora mesmo a nossa Cartilha da Energia Solar!

 

Essa é a tecnologia mais eficiente e que mais cresce no mundo, em termos de fontes limpas e renováveis de geração elétrica para residências e empresas. Apenas no Brasil, estima-se que até 2024 teremos mais de 880 mil sistemas solares fotovoltaicos instalados e em funcionamento.

Além de proporcionar autonomia por não mais depender exclusivamente da concessionária local e de ser um investimento de médio e longo prazo com excelente retorno financeiro, reduz de imediato a conta de luz em até 95%!

 

Conheça o case do Félix, cliente Incentive que reduziu sua conta de luz em 92% com a energia solar fotovoltaica!

 

 

Curiosidades sobre energia solar

 

 

Do passado ao futuro, são muitas as curiosidades que envolvem a temática da energia solar. Para ilustrar isso, separamos 3 incríveis curiosidades dispostas em uma verdadeira linha do tempo, confira:

 

1839: O efeito fotovoltaico

Há mais de 170 anos o físico francês Alexandre-Edmond Becquerel descobriu o efeito fotovoltaico, ou seja, a possibilidade de transformação da energia solar em energia elétrica a partir da exposição de um material condutor à luz.

 

1982: O início do World Solar Challenge.

Denominado em português de Desafio Solar Mundial, o evento ocorre a cada dois anos na Austrália e reúne competidores de diversos países com a missão de explorar os limites do transporte movido a energia solar.

Compostas de estudantes universitários e de nível médio, as equipes precisam percorrer 3000 quilômetros em veículos movidos apenas a energia solar. Esse desafio surgiu quando dois australianos, em 1982, se aventuraram em atravessar seu país de oeste a leste em um carro solar construído em casa.

 

E o futuro: Água gerada através da energia solar!

Parece até mentira, não é mesmo? Mas pesquisadores da Universidade da Califórnia e de Massachusetts desenvolveram um dispositivo experimental capaz de transformar o vapor do ar em água líquida.

Segundo os criadores da tecnologia, a invenção funciona até mesmo em baixa umidade e pode, no futuro, reduzir ou até mesmo acabar com a falta de água para consumo humano no mundo.