Energia Solar: uma forma sustentável de obter energia

O dia 5 de junho é conhecido como o Dia Mundial do Meio Ambiente e durante toda a semana do quinto dia do mês de junho se debate sobre questões ambientais. Entretanto, esse assunto deveria ser recorrente durante todos os dias do ano, não somente na semana do meio ambiente. Devemos pensar sempre em como levarmos uma vida mais sustentável, reduzindo nosso impacto sobre o planeta, visando suprir nossas necessidades sem comprometer o futuro das próximas gerações. Para isso devemos repensar nossas atitudes, como reduzir nossa emissão de gases do efeito estufa, reduzir a geração de resíduos, reduzir nosso consumo e, por que não, gerar nossa própria energia de uma fonte renovável?

O Impacto da Geração de Energia no Planeta

A geração de energia é uma das principais responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, contribuindo com o aquecimento global. Os combustíveis fósseis ainda são os principais recursos utilizados para a geração de energia no mundo. No Brasil, o cenário é diferente dos demais países devido nossas riquezas naturais. A energia renovável representa 42% da matriz energética brasileira, mas se considerar apenas a energia elétrica o uso de fontes renováveis chega a 84%.

Isso se deve ao fato da energia hidrelétrica ser a principal fonte de energia da matriz elétrica brasileira. Do ponto de vista do aquecimento global esse fato é bastante positivo, mas por outro lado, as usinas hidrelétricas geram significativos impactos negativos ao meio ambiente onde são construídas as barragens, afetando não só os ecossistemas, a sua fauna e flora, como expulsam indígenas de suas terras ancestrais. Por isso devemos buscar aumentar a participação da geração eólica e solar na matriz energética para reduzir o impacto ambiental das grandes hidrelétricas.

A Geração Eólica e Solar

As usinas solares e eólicas estão competindo com vantagens com as hidrelétricas, por necessitarem de menos investimento, serem construídas muito mais rapidamente do que as grandes barragens e serem muito menos agressivas ao meio ambiente. Segundo o Relatório Mundial – Renováveis 2016, divulgado pela rede mundial de políticas em energia renovável – REN21, em 2015, pela primeira vez, mais da metade da capacidade de energia gerada em todo mundo foi originada de usinas eólicas e solares, superando a produzida por combustíveis fósseis, hidrelétricas e usinas nucleares.

Isso tudo é muito positivo, mas você deve estar pensando onde você entra nessa história, visto que a geração de energia é de responsabilidade do governo ou de empresas privadas que atuam no setor elétrico. É aí que você se engana, hoje já é possível gerar a sua própria energia e ainda conectar o excedente na rede da sua concessionária de energia.

Por que não gerar a própria energia?

Desde 2012 já é possível que os consumidores finais gerem sua própria energia elétrica e conectem o excedente na rede da concessionária local. Isso foi possível graças a resolução normativa nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que estabeleceu as condições gerais para a conexão da geração distribuída no sistema de distribuição de energia elétrica.

Ou seja, a partir de então qualquer pessoa ou empresa passou a poder gerar sua própria energia e conectar seu sistema de geração própria na rede elétrica da distribuidora. O grande benefício para aqueles que optarem por gerar a própria energia, além das questões ambientais, é reduzir seus custos com energia elétrica, visto que a fatura de energia será a diferença daquilo que foi consumido de energia pelo que foi gerado pelo seu próprio sistema.

A fonte de energia mais utilizada para a geração própria de energia é a solar fotovoltaica, que gera eletricidade a partir da irradiação solar. A energia solar fotovoltaica é a mais indicada para esse tipo de geração, pois pode ser facilmente instalada em telhados e seu formato modular permite a geração adequada para qualquer nível de consumo de energia elétrica.

Portanto, ao gerar sua própria energia com um sistema solar fotovoltaico você, além de reduzir consideravelmente seus custos com energia elétrica, estará ajudando o meio ambiente, utilizando uma fonte limpa e renovável. Então, faça um orçamento gratuito com a Incentive Solar e venha fazer parte dessa revolução!

Baixe nosso infográfico sobre as vantagens da Energia Solar Fotovoltaica para residências!

Veja também as vantagens da Energia Solar Fotovoltaica para empresas!

Para saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica, baixe nosso Guia Básico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *