Energia solar para bares e restaurantes

O custo com energia elétrica costuma ser alto em estabelecimentos de gastronomia. Os equipamentos elétricos utilizados na cozinha e o ar-condicionado para o conforto dos clientes acabam deixando o preço da conta de energia salgado demais no final do mês.

 

Por isso neste artigo vamos mostrar que a energia solar para bares e restaurantes pode ser uma excelente alternativa.

 

Por que gerar energia solar para bares e restaurantes?

 

Não tem jeito, se você é proprietário ou gerente de um bar ou restaurante sabe que a conta de energia é umas das principais vilãs de seu estabelecimento comercial.

 

Algumas ações até podem ser feitas para reduzir a conta de energia, como substituir equipamentos antigos por novos com maior eficiência e substituir as lâmpadas convencionais por de LED.

 

Entretanto, oferecer o melhor para seus clientes custa caro. Afinal, você não vai deixar seus clientes passando calor sem um ar-condicionado ligado durante os meses de verão ou deixar de gelar bem a cerveja para economizar na conta de energia, não é mesmo?

 

Por isso, gerar a própria energia a partir de um sistema fotovoltaico é uma excelente opção para você que quer oferecer o melhor para seus clientes sem que isso represente um aumento considerável em suas despesas mensais.

 

Até porque, muitas vezes, essas despesas acabam tendo que ser repassada aos seus clientes para que seu negócio se mantenha lucrativo. Sendo assim, muitas vezes você pode acabar perdendo sua margem de lucro, ou pior, clientes.

 

Gerando energia solar para seu bar ou restaurante, você fará um excelente investimento que retorna em poucos anos, diminuirá seu custo com energia e poderá reduzir seus preços ou melhorar sua margem.

 

Claro que instalar um sistema fotovoltaico nem sempre é fácil para proprietários e gerentes de bares e restaurantes, pois há uma série de implicações que podem dificultar a realização desse investimento, como possuir diversas unidades ou não ser proprietário do ponto. Mas nesse artigo vamos mostrar que sempre há uma solução para você gerar sua própria energia.

 

Não quero me descapitalizar para investir em energia solar

 

Instalar um sistema solar fotovoltaico em seu bar ou restaurante pode ser um investimento bastante elevado dependendo do seu consumo mensal de energia elétrica.

 

Muitas vezes você não possui esse recurso, ou até mesmo não quer se descapitalizar para realizar esse investimento e perder um importante recurso para seu capital de giro.

 

Mas temos uma boa notícia, você não precisa se descapitalizar!

 

Você pode financiar seu sistema solar fotovoltaico. Se você está preocupado com as altas taxas de juros das linhas de financiamento dos bancos, saiba que existe uma linha voltada para a energia solar fotovoltaica do BNDES, denominada de Fundo Clima, com juros de apenas 4,5% ao ano.

 

Com essa linha de financiamento é possível financiar 80% dos equipamentos, fazendo com que sua parcela do financiamento seja menor do que a economia que você obterá na conta de energia com um sistema fotovoltaico.

 

Ou seja, durante alguns anos você trocará sua conta de energia pelas parcelas do financiamento e depois de pago o financiamento você não terá mais que se preocupar com os altos valores da sua conta de energia.

 

Possuo vários estabelecimentos, mas nem todos possuem área disponível

 

Para proprietários de redes de bares ou restaurantes a dificuldade é conseguir instalar um sistema fotovoltaico para cada um dos estabelecimentos. Para esses casos a solução é o autoconsumo remoto.

 

O autoconsumo remoto é uma alternativa, existente na resolução normativa da ANEEL que regula a geração distribuída, que permite que a energia solar seja gerada em determinada unidade e que compense outras unidades de um mesmo proprietário.

 

Nesse caso, as contas de energia devem estar registradas em um mesmo CPF ou CNPJ e estar na mesma área de concessão.

 

Sendo assim, um sistema fotovoltaico pode ser instalado na matriz ou em outra área da empresa e compensada nas demais unidades também. Assim o custo com o sistema fotovoltaico pode ser ainda menor, já que não será necessário fazer um sistema para cada unidade.

 

E se os estabelecimentos não forem do mesmo proprietário?

 

Em alguns casos, os estabelecimentos comerciais estão registrados em CNPJs diferentes, mas isso pode ser resolvido alterando as contas de energia para um único CNPJ. Ou caso não haja o interesse nessa possibilidade outra solução é a geração compartilhada, alternativa também prevista na resolução normativa da ANEEL.

 

A geração compartilhada consiste na união de vários consumidores para gerar energia solar em conjunto. Nesse caso deve ser criada uma cooperativa ou consórcio entre os consumidores de energia de uma mesma área de concessão para instalar um sistema fotovoltaico e dividir a geração de energia entre os cooperados ou consorciados.

 

O ponto é alugado e não quero investir em algo que não é meu

 

Um dos argumentos dados por proprietários de bares e restaurantes é que como o ponto não é deles, não irá realizar um investimento de médio prazo em um local que não os pertence.

 

É compreensível esse receio, mas nesse caso você pode usar a realização desse investimento como uma barganha com o proprietário do local para aumentar o período de contrato para que você obtenha o retorno do investimento e ainda possua algum lucro.

 

Caso não tenha um acerto, os equipamentos são seus e, caso você tenha que mudar de ponto, você poderá desinstalar o sistema e instalar em sua nova unidade. Nesse caso você terá que contratar um novo projeto e uma nova instalação, mas pelo menos você não perderá o investimento realizado nos equipamentos.

 

Sempre há uma solução

 

Você percebeu que sempre há uma alternativa para que você possa gerar sua própria energia em seu bar ou restaurante?

 

Se sua conta de energia já está alta, saiba que ela será cada vez maior se você não investir na geração própria de energia. Segundo a ABRACE, associação dos grandes consumidores industriais de energia, a tarifa de energia não terá redução nos próximos cinco anos.

 

Então entre em contato com a Incentive Solar e saiba qual a melhor solução para você gerar energia solar em seu bar ou restaurante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *