Energia Solar Fotovoltaica: Mitos e Verdades

A possibilidade de geração própria de energia, seja para sua casa ou empresa, por meio da energia solar fotovoltaica, tem despertado o interesse de muitas pessoas. Porém, ao buscar mais informações sobre o tema na internet, pode ser que você se confunda ou pior, leia informações incorretas, que consideramos mitos. Algumas empresas, na ânsia de vender um sistema solar fotovoltaico para um cliente potencial, também podem fornecer informações equivocadas.
Por essas razões é importante você estar bem informado e acompanhar blogs com conteúdo autoral e verídico. Realizamos uma breve pesquisa em diversos sites e selecionamos alguns mitos e verdades sobre energia solar fotovoltaica, para que você entenda um pouco mais sobre essa tecnologia:

MITO: pois, a produção de energia solar independente das condições climáticas.
Essa é uma das dúvidas mais recorrentes, quando o assunto é produção de energia solar em casos de dia nublado ou épocas de chuvas. Porém, isso é MITO porque o sistema de energia solar fotovoltaico utiliza a radiação do sol para produzir energia e essa radiação é emitida diariamente, inclusive em dias com luminosidade mais baixa.
 
MITO: pois, essa informação é totalmente contrária.
Os painéis solares acabam preservando e protegendo a parte do telhado onde são instalados, desde que haja cuidado e procedimentos corretos no momento da instalação. Dificilmente acontecem casos de danos ao telhado, mas se você tiver algum problema, contate a empresa de Energia Solar que você contratou e solicite os devidos reparos. Eles são os responsáveis em garantir a qualidade na entrega dos serviços de instalação.
 
VERDADE: você pode instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa, independente do momento da construção.
Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados tanto durante a construção, incluído no projeto arquitetônico, como em residências/empresas mais antigas. Seu empreendimento não necessita de condições específicas para o desempenho na instalação do seu sistema solar fotovoltaico.

MITO, pois os painéis solares podem ser retirados a qualquer momento do seu empreendimento.
Você pode solicitar à empresa contratada para desinstalar as placas de energia solar, seja por mudança, problemas no sistema, desistência desse uso de energia, enfim, por qualquer motivo. Elas tanto são removíveis que devem ser substituídas em casos de dano ou ineficiência, porém, sinalizamos que isso acontece raras vezes, já que os módulos são produzidos à base de materiais resistentes até mesmo a chuvas de granizo.

 

VERDADE, as placas solares podem durar mais de 25 anos sem diminuir a eficiência energética.
A maioria dos painéis fotovoltaicos têm garantia de vida útil de 25 anos, com um funcionamento de, no mínimo, 80% da capacidade de geração de energia do equipamento. Após a instalação, a economia é imediata e a manutenção é mínima, com verificação periódica dos equipamentos a cada 1 ou 2 vezes por ano.

 

MITO, pois apesar do investimento inicial ser alto, o retorno financeiro é garantido e acontece à médio prazo.
O custo inicial para instalar um sistema solar fotovoltaico pode ser considerado relativamente alto, já que o orçamento depende do seu consumo de energia recorrente no empreendimento. Porém, existem opções de financiamento em bancos privados e públicos para facilitar a adoção desta tecnologia.
Destacamos que o retorno sobre o investimento acontece à médio e longo prazo porque a energia solar fotovoltaica acaba se tornando, incomparavelmente, muito mais econômica do que a fornecida pela rede elétrica e a sua fatura de energia pode ser reduzida em até 95%.

 

MITO, pois o painel solar é uma parte essencial do processo de geração de energia solar fotovoltaica, mas não é o único componente do sistema.
Além dos painéis solares, você precisará de outros equipamentos para completar a estrutura do sistema e estabelecer a conexão com a sua concessionário de energia local. Para acompanhar seus rendimentos e consumo de energia, você também pode baixar o aplicativo e acessar em seu smartphone.
Agora que você já sabe o que é mito e verdade, descubra onde comprar energia solar fotovoltaica.
Para saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica, baixe nosso Guia Básico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *