Energia Fotovoltaica: quanto custa? Veja como a Incentive pode ajudar você

Sempre que falamos em energia solar fotovoltaica com as pessoas, a primeira coisa que elas querem saber é quanto custa para instalar um sistema desses em sua residência. A resposta sempre é a mesma: depende. Depende do consumo que essa pessoa possui com energia elétrica em sua residência e da localização geográfica onde será instalado o sistema solar fotovoltaico, que é normalmente no telhado da casa onde a energia será compensada. Sabendo o consumo médio de energia elétrica por mês e a localização geográfica da mesma é possível fazer um orçamento preliminar. Se você quer ter uma noção de quanto custa um sistema solar fotovoltaico e como a Incentive pode ajudar você, continue lendo esse artigo.

O custo por KWp (Quilowatt-pico)

O quilowatt-pico é uma medida de potência não muito usual, que foi criada para medir a potência de sistemas solares fotovoltaicos. Isso porque a geração de energia solar depende muito de fatores variáveis, como o ângulo da irradiação solar e a temperatura ambiente. Ou seja, ao longo de um dia, a geração de energia de um sistema solar fotovoltaico nunca será a mesma. Por exemplo, a potência de um sistema vai ser maior ao meio-dia com um sol pleno do que no início da manhã ou no final de tarde. O quilowatt-pico então é a medida utilizada para calcular a potência de um sistema solar fotovoltaico em condições ideais, isso é, quando os painéis solares são submetidos as condições padronizada de teste STC (Standard Test Conditions).

Portanto, para se ter uma ideia de quanto custa um sistema solar fotovoltaico se utiliza o custo por quilowatt-pico, ou seja, quanto custa um sistema solar por cada quilowatt-pico de energia que será instalado. O preço do quilowatt-pico de energia solar fotovoltaico reduziu bastante nos últimos meses com o crescimento da energia solar e da geração distribuída no Brasil. Segundo a lei da oferta e da procura, quando a oferta por determinado produto ou serviço aumenta, os preços tendem a cair.

Hoje a estimativa é que 1 KWp custe em torno de R$ 7.000,00. Esse preço pode variar dependendo do tamanho do sistema, pois um sistema de maior porte pode barganhar por preços menores junto aos fornecedores de equipamentos. Mas se você se assustou com esses valores pode ficar tranquilo, pois para uma residência de consumo médio a potência instalada é normalmente entre 3 e 5 KWp. Agora você já tem uma ideia do custo de um sistema solar fotovoltaico, mas para que possamos saber o custo para um sistema em sua casa é necessário saber seu consumo médio de energia e para isso é preciso analisar a sua conta de energia elétrica.

A Conta de Energia

Você já deve ter reparado que na sua conta de energia elétrica mensal aparece diversas informações, entre elas o seu histórico de consumo. O histórico de consumo apresenta seu consumo em quilowatts/hora (KWh) nos últimos meses. Com esses dados é possível fazer a média de seu consumo anual e ter uma ideia de quantos quilowatts/hora você terá que gerar de energia solar para atender o seu consumo. Esse cálculo é feito com a média anual, pois a geração de energia não será a mesma ao longo do ano devido as variações na irradiação solar. Portanto, em alguns meses a geração de energia vai ser maior que o consumo para gerar créditos para compensar nos meses em que o consumo for maior que a sua geração de energia elétrica.

Por essa razão, a conta de energia é a principal fonte de informação para sabermos qual o tamanho do seu sistema solar fotovoltaico e quanto ele irá custar. Há casos em que não é possível analisar a conta de energia elétrica, como, por exemplo, quando quer se instalar um sistema solar fotovoltaico em uma casa em construção. Nesses casos é realizado uma estimativa com base nos equipamentos elétricos que a residência irá possuir e seu nível de utilização. Mas também há outro aspecto que deve ser levado em consideração para fazer a estimativa do custo de um sistema solar.

A Irradiação Solar

Outra informação que é utilizada para sabermos o custo de um sistema solar fotovoltaico é a irradiação solar no local onde serão instalados os módulos fotovoltaicos. Essa informação é muito importante para dimensionarmos qual a quantidade de módulos devem ser instalados para gerar a energia necessária para atender o seu consumo de energia. Em locais com maior irradiação é necessário um número menor de módulos para gerar a mesma quantia de energia do que em locais com menor irradiação solar. Mas não se preocupe quanto a isso, o pior local de irradiação solar no Brasil é melhor que o melhor local de irradiação na Alemanha, onde essa tecnologia já é bastante utilizada.

Mas para saber qual a irradiação solar no local onde será instalado os módulos fotovoltaicos, você pode acessar o site maps.nrel.gov/swera/, buscar por sua cidade e marcar a opção GHI INPE High Resolution em Global Horizontal Irradiance. Clicando no mapa após marcar essa opção você terá a irradiação de todos os meses em sua cidade e a média anual. Também é possível instalar um plug in no programa Google Earth para saber a irradiação solar em seu endereço.

Como a Incentive pode ajudar você

Com a sua conta de energia elétrica, a Incentive Solar pode fazer um orçamento preliminar para você. Após analisar nosso orçamento preliminar, se você continuar interessado em instalar um sistema solar em sua residência agendamos uma visita técnica para buscarmos mais informações para fazermos o dimensionamento detalhado e chegarmos a um valor exato do seu sistema solar fotovoltaico. Alguns detalhes como a orientação e a inclinação dos módulos podem aumentar ou diminuir o valor de seu sistema solar fotovoltaico, mas em nossos projetos o custo do orçamento final tem saído menor do que do orçamento preliminar.

Lembrando que um sistema solar fotovoltaico pode reduzir em até 95% sua conta de energia e o investimento retorna em poucos anos. Se você não possui condições de adquirir um sistema solar fotovoltaico, a Incentive Solar ajuda a você a buscar por financiamentos.

Então, faça já um orçamento gratuito com a Incentive Solar e gere sua própria energia!

Veja também as vantagens da Energia Solar Fotovoltaica para residências no nosso Infográfico!

Para saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica, baixe nosso Guia Básico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *