Empresas e sustentabilidade: conheça 5 soluções eficientes

A sustentabilidade não é apenas um modismo, mas sim uma ação concreta que as empresas podem adotar para auxiliar no desenvolvimento sustentável do planeta e ainda reduzir seus custos e melhorar sua imagem no mercado. Conheça algumas soluções eficientes relacionadas a empresas e sustentabilidade.

 

Quando falamos em empresas e sustentabilidade muitos acreditam que realizar ações desse tipo podem acarretar em um maior custo. Muito pelo contrário, ações de sustentabilidade visam reduzir a utilização de recursos naturais e por subsequente os custos da empresa com a utilização desses recursos.

 

Sustentabilidade em um sentido amplo se refere tanto às pautas ambientais quanto econômicas. Isto é, uma empresa sustentável tem alinha solidez financeira à responsabilidade ambiental.

 

Neste artigo vamos elencar algumas soluções eficientes que sua empresa pode adotar para ser mais sustentável, reduzindo seus custos e ainda gerando uma imagem positiva de sua empresa para o mercado e para seus clientes. Confira algumas dessas soluções:

 

1- Instale sensores de movimento

 

Provavelmente na sua empresa há aquele esquecido que deixa a luz acesa onde passa. Para resolver esse problema e economizar na conta de energia uma boa solução são os sensores de movimento.

 

Os sensores de movimento permitem que a luz se acenda e apague de acordo com a entrada e saída de pessoas de um determinado ambiente. Os sensores de movimento podem ser aplicados também em torneiras e sanitários para evitar o desperdício de água.

 

O investimento realizado com esse sistema de sensores retorna em pouco período com a redução na conta de energia e de água. Assim você contribuirá com o meio ambiente, reduzindo o uso de energia e de água; e também com sua empresa, reduzindo seus custos com esses recursos.

 

2 – Incentive caronas e uso de bicicleta

 

Um dos maiores causadores da poluição são os carros movidos à combustão e, normalmente, é o principal meio em que as pessoas se deslocam até seu local de trabalho. Além disso, temos o costume de cada pessoa se deslocar sozinho em seu carro, contribuindo ainda mais com engarrafamentos e a poluição.

 

Na sua empresa não precisa ser assim, por isso uma boa dica é incentivar as caronas entre os funcionários que residem perto ou que utilizem o mesmo caminho até o trabalho. Assim você contribuirá com o meio ambiente e com a integração de seus funcionários.

 

Outra dica na mesma linha é incentivar que funcionários que residam perto do trabalho para que se desloquem a pé ou de bicicleta. Para isso você deve instalar um bicicletário e oferecer um local para que seus funcionários possam trocar de roupa após uma pedalada.  

 

3 – Evite o uso excessivo de ar-condicionado

 

Ao planejar um novo escritório para sua empresa, pense antes de tudo em como fazer para que ele seja um local agradável para se trabalhar. A incidência de sol é muito importante para que o local seja iluminado e aquecido de forma natural e que reduza a necessidade da utilização de ar-condicionado.

 

A ventilação do local também é de extrema importância para evitar o uso demasiado do ar-condicionado que é um dos grandes vilões da conta de energia das empresas. Sendo assim, um local bem iluminado e ventilado pode fazer com que sua empresa seja mais sustentável e ainda reduza os custos com energia elétrica.

 

Outra forma de evitar que o ar-condicionado seja ligado à todo momento é permitir que seus funcionários utilizem roupas leves durante o verão. Certamente seus funcionários ficarão feliz com essa atitude e até esquecerão de utilizar o ar-condicionado.

 

4 – Imprima menos

 

Tem certeza que você precisa imprimir esse documento? Antes de imprimir qualquer coisa na sua empresa, tenha certeza que isso seja imprescindível. Assim você evita que mais árvores sejam derrubadas e ainda economiza em sua empresa.

 

Para forçar que seus funcionários também sigam essa atitude, invista na digitalização de documentos e um sistema de intranet ou suba os arquivos de sua empresa na nuvem. Assim você terá todos os arquivos à disposição sem ocupar espaço em sua empresa e evitando o desperdício de papel e de dinheiro.

 

5 – Empresas e sustentabilidade, uma combinação que pede energia solar!

 

Existem várias ações que você pode adotar para reduzir a conta de energia, mas com certeza a que possui mais efeito é gerar a própria energia de forma  limpa e renovável. Ao investir em um sistema fotovoltaico você pode reduzir em até 95% sua conta de energia.

 

Com isso, o investimento realizado retorna em poucos anos e você terá um retorno financeiro melhor que diversas aplicações disponíveis no mercado.

 

Retorno do investimento: Conheça a vantagem definitiva da energia solar

 

Ao investir em um sistema fotovoltaico você além de estar contribuindo com o meio ambiente, por diminuir a necessidade da geração de energia de fontes poluentes e não renováveis, você estará contribuindo com o resultado financeiro de sua empresa.

 

Baixe agora mesmo o eBook Energia Solar para Empresas

 

Agora que você já sabe as melhores soluções para que sua empresa seja mais sustentável e tenha mais economia, comece a adotar essas práticas em sua empresa. E conte com a Incentive Solar para auxiliar sua empresa a gerar a sua própria energia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *