5 dicas para escolher empresas de energia solar

Gerar a própria energia a partir de um sistema fotovoltaico é uma realidade, mas para isso é necessário escolher bem as empresas de energia para realizar o serviço. Para lhe auxiliar nesse processo, preparamos cinco dicas de como escolher empresas de energia solar certa para você.

 

1 – Pesquise bem antes de contratar empresas de energia solar

 

O primeiro passo antes de contratar empresas de energia solar é pesquisar bem sobre as empresas que oferecem esse serviço. Em uma busca rápida no Google é possível encontrar algumas empresas que atuam no setor.

 

Olhe bem o site e as redes sociais da empresa para ver sobre as instalações já realizadas e o que as pessoas  dizem sobre essa empresa.

 

Outra dica é procurar a empresa no Portal Solar, pois é possível ver quais empresas possuem sistemas instalados e conectados à rede com um selo de verificação do Portal Solar. Além disso, é possível ver as avaliações dos clientes sobre a empresa.

 

2 – Conheça a origem das empresas de energia solar

 

Existem muitas empresas de energia solar, mas para saber se a empresa é sólida você deve pesquisar sobre a origem dela.

 

Existem muitos aventureiros entrando no mercado por acreditar que é algo fácil e simples, porém é preciso que se tenha um bom conhecimento do setor elétrico.

 

Nesse caso é bom saber se a empresa possui alguma origem no setor elétrico ou se possui uma empresa por trás que dê esse suporte. Para isso é bom olhar se a empresa é oriunda de alguma outra que atua no setor elétrico, se os sócios possuem alguma experiência no setor ou se oferecem outros serviços similares.

 

3 – O barato sai caro

 

O preço é um dos principais fatores na hora da decisão de qual empresa contratar para a instalação de um sistema fotovoltaico. Porém, desconfie das empresas de energia solar com preços muito a baixos do mercado!

 

Se você possui dois orçamentos com preços similares e outro bem abaixo, você tem motivos para desconfiar dessa empresa com preço muito abaixo.

 

Provavelmente os equipamentos utilizados por essa empresa não devem possuir a mesma qualidade dos das outras empresas.

 

A qualidade dos equipamentos é essencial, ainda mais se tratando de um sistema que é para durar por décadas. Isso nos leva a próxima dica.

 

4 – Verifique se as empresas de energia solar oferecem assistência técnica

 

Tão importante como a elaboração do projeto para aprovação na concessionária e a instalação correta é a assistência que essa empresa lhe dará ao longo da vida útil de seu sistema fotovoltaico.

 

Por isso, verifique se a empresa possui algum serviço de assistência técnica ou realiza algum serviço de pós-venda para lhe auxiliar caso ocorra algum problema em seu sistema.

 

Saiba os cuidados que você deve ter com o sistema fotovoltaico

 

Por ser um mercado novo, muitas empresas que começaram atuar já fecharam as portas e acabam deixando seus clientes desprotegidos.

 

Por isso é importante tanto um serviço de pós-venda como ser uma empresa sólida para dar maior segurança ao cliente, dando garantias que estará presente caso aconteça qualquer eventualidade.

 

5 – O atendimento é essencial

 

Não há nada como ser bem atendido, por isso antes de contratar uma empresa de energia solar opte por aquela que lhe atendeu de forma mais atenciosa e com maior presteza.

 

Se a empresa não lhe deu muita atenção para formular seu orçamento ou se apenas enviou uma cotação sem antes entender sua necessidade, dificilmente ela lhe dará um bom atendimento ao longo dos anos.

 

Mesmo se o preço for um pouco maior, opte por aquela empresa que lhe deu maior atenção. Pois como dito na dica número três, o barato sai caro.

 

É melhor pagar um pouco mais e ficar sossegado do que pagar menos e ter que se incomodar futuramente.   

 

Quer saber como ter energia solar em sua empresa?

Baixe agora mesmo nosso eBook da Energia Solar para Empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *