Pular para o conteúdo

É seguro investir em energia solar?

Com certeza você já sabe que é possível gerar sua própria energia e que a energia solar é uma opção de investimento para sua casa ou empresa. Mas talvez você ainda deve se perguntar: “É seguro investir em energia solar?”.

Se você ainda tem essa dúvida, acompanhe este artigo que iremos te deixar mais tranquilo e seguro para investir em energia solar.

As placas vão gerar toda energia que preciso?

A primeira dúvida que você possa ter é se as placas ou módulos fotovoltaicos vão gerar toda a energia que você precisa para abastecer sua residência ou estabelecimento comercial.

Para que o sistema tenha o melhor rendimento, muitos fatores são levados em consideração.

Sistema fotovoltaico: saiba o que considerar em sua instalação!

A primeira questão é a área disponível, que pode ser em telhado, solo ou até estruturas construídas para essa finalidade, como um Carpot Solar ou um pergolado com energia solar.

É seguro investir em energia solar? Carpot Solar
Carpot Solar – Hospital de Caridade de Piratini/RS

Você vai precisar ter no local onde será instalado o sistema uma área que seja possível instalar o número de módulos suficientes para gerar a energia que você precisa ou deseja.

Outro fator é a inclinação e orientação dos módulos. Para os módulos terem um melhor rendimento é preciso estarem em determinada orientação e inclinação.

Quando não temos a melhor orientação ou inclinação, os módulos perderão rendimentos. Sendo assim, serão necessários instalar um número maior de módulos para dar o mesmo rendimento que nas melhores condições.

Também é importante considerar o sombreamento, pois se houver um obstáculo que faça sombra em parte dos seus módulos, o rendimento também sofrerá uma diminuição.

Mas tudo isso é possível observar com softwares e estudos de projetos para que possamos avaliar todas as questões e dimensionar um sistema que irá gerar aquela energia necessária para atender o seu consumo de energia.

Se a empresa que está lhe vendendo o sistema é séria ela vai ter considerado todas essas questões para que você tenha a geração que foi prometida a você.

Caso não esteja seguro, peça para que a empresa se comprometa com aquela geração em contrato.

Vou ter economia em minha conta de energia?

Outra dúvida que muitas pessoas tem é se aquela geração vai ser computada de forma correta pela distribuidora de energia e será obtido a economia que foi prometida na proposta.

Mas pode ficar tranquilo, se o seu sistema estiver gerando de forma correta, a concessionária é obrigada a considerar essa geração e inserir na sua conta de energia para você obter a economia.

Caso sua geração seja igual ou maior o seu consumo, você terá apenas que pagar a tarifa mínima da concessionária e aquelas despesas que todos nós pagamos, como a taxa de iluminação pública.

É seguro investir em energia solar? Economia obtida
Conta de energia antes e depois da energia solar – Mercado Dois Amigos

Claro que alguns erros podem ocorrer, o leiturista da concessionária pode anotar as informações de forma incorreta e com isso sua conta virá com um valor diferente.

Usina solar: o case Dois Amigos

Por isso, é importante que a empresa que lhe vendeu o sistema fotovoltaico lhe dê esse suporte para ajudar a verificar essas situações junto com a concessionária.

Nós da Incentive Solar tivemos um caso de um cliente, onde a leitura foi realizada de forma invertida. O leiturista considerou a energia injetada como energia consumida e a energia consumida como energia injetada.

Com isso, a conta do cliente veio maior e, logo que ele recebeu a conta, ele nos comunicou. Encontramos o erro e solicitamos para a concessionária emitir uma nova fatura com os valores corretos.

Ou seja, respondendo a pergunta: você terá a economia, mas é bom ficar sempre atento e ter o apoio da empresa que instalou seu sistema fotovoltaico para identificar esses possíveis erros.

Não é melhor deixar meu dinheiro aplicado em outro investimento?

Mas mesmo sabendo que o sistema fotovoltaico, quando projetado e instalado de forma correta, funciona e gera economia, muitos ainda acham que é melhor realizar investimentos mais “seguros”.

Os investimentos financeiros podem ser uma ótima opção para você que tem aquele dinheirinho guardado. 

Mas pode ter certeza que a energia solar é tão segura quanto investimentos financeiros mais conservadores e mais rentáveis que muito outros investimentos.

Retorno de investimento: vantagem definitiva da energia solar

Afinal, como dito anteriormente, escolhendo uma empresa séria, você terá aquele economia garantida, retomando o dinheiro investido em poucos anos e gerando lucro por pelo menos 25 anos.

Além disso, ao investir em energia solar você estará investindo em algo real. Que de fato movimenta a economia, gerando emprego e renda.

Com as taxas de juros nos menores patamares dos últimos anos, é melhor investir na economia real do que no sistema financeiro. E ainda você estará contribuindo com a economia e com o meio ambiente.

Ainda está com dúvida sobre se é seguro investir em energia solar? Então baixe nossa cartilha da energia solar e saiba tudo que você precisa saber para gerar sua própria energia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *