E se faltar luz?

Um dos principais questionamentos dos interessados em instalar um sistema solar fotovoltaico em sua residência ou em sua empresa é se a unidade continuará sendo atendida pelo seu próprio sistema solar fotovoltaico caso houver um problema no abastecimento da rede da concessionária. Se seu sistema for on-grid, o mais comum, a resposta para esse questionamento é não. Ou seja, se faltar luz o seu sistema também irá parar de funcionar.

Mas por que isso? Para entender melhor o funcionamento do sistema solar fotovoltaico é necessário compreender alguns conceitos. Os sistemas on-grid são aqueles que são conectados na rede da concessionária. Também há sistemas off-grid, que são isolados e não possuem conexão com a rede da concessionária. Além dos sistemas híbridos, que possuem conexão com a rede, mas também abastecem um banco de baterias.

Antes da resolução normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) não era possível conectar os sistemas solares fotovoltaicos na rede da concessionária, ou seja, só era possível ter sistemas off-grid. Com isso, os sistemas solares eram inviáveis pelo alto custo devido a necessidade de utilizar baterias para que pudesse ser armazenada a energia gerada. Com a resolução da ANEEL, passou a ser possível a instalação de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, utilizando a rede da concessionária como um grande banco de baterias.

Nos sistemas on-grid a energia excedente que está sendo gerada pelo sistema solar fotovoltaico vai para a rede da concessionária e abastece os demais consumidores. Quando o sistema solar fotovoltaico não está gerando energia elétrica, o abastecimento é feito pela rede da concessionária local. Sendo assim, sua fatura na conta de energia vai ser a diferença entre o que você gerou de energia pelo que consumiu. Ou seja, os sistemas solares fotovoltaicos nesses casos dependem totalmente da rede da concessionária de energia local.

Tá, mas se faltar luz durante o dia eu não posso utilizar a energia que meu sistema solar fotovoltaico está gerando? A resposta para essa pergunta é não. O próprio inversor solar, que é o equipamento que converte a energia de corrente continua para corrente alternada, possui um sistema anti-ilhamento que desliga o sistema logo que o abastecimento de energia da concessionária é interrompido. Isso ocorre por razão de segurança. Caso seja feita uma manutenção na rede para restabelecer o abastecimento, o técnico não terá perigo de sofrer uma descarga elétrica proveniente dos sistemas solares fotovoltaico que estão conectados à rede.

A principal motivação para instalar um sistema solar fotovoltaico em sua residência ou empresa é a redução na conta de energia. Caso seu interesse maior seja autonomia de energia elétrica, pode ser estudado a possibilidade da instalação de um sistema off-grid ou até mesmo hibrido. Os custos desses sistemas aumentam devido à necessidade de baterias para o armazenamento de energia, mas ainda assim podem ser interessantes caso você não possa ficar sem energia elétrica por um determinado período.

Independente se você queira um sistema on-grid para apenas reduzir sua conta de energia ou um sistema off-grid ou hibrido para ter autonomia de energia elétrica, faça um orçamento gratuito com a Incentive Solar e gere sua própria energia de uma fonte limpa e renovável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *