Vai viajar? Saiba como manter plantas e hortaliças vivas e saudáveis!

 

O verão é uma época muito propícia para sair da rotina, aproveitar um período de férias e viajar, mas uma dúvida muito comum costuma surgir nessa hora: como manter plantas e hortaliças vivas e protegidas mesmo ficando alguns dias longe de casa?

Essa, de fato, é uma preocupação recorrente de quem cultiva plantas ou então possui uma horta caseira, afinal existem cuidados essenciais como a regagem.

Mas acredite: é possível sim viajar sem se preocupar e nesse texto vamos ensinar algumas dicas de como manter plantas e hortaliças vivas durante seus dias de férias.  

Descubra como cuidar de hortas caseiras durante o verão. Baixe agora nosso infográfico gratuitamente!

Quais plantas e hortaliças são mais resistentes?

 

Se você tem o costume de viajar ou planejar esporadicamente ficar alguns dias fora de casa, deve saber que um passo fundamental para manter plantas e hortaliças vivas é optar pelas mais resistentes.

Mas você sabe quais são? confira nossas dicas!

 

Plantas duras de matar!

 

Para você que viaja bastante, a melhor opção de planta é o cactos, que gosta de bastante horas de sol e necessitam de pouca água. Você pode ficar fora por sete ou dez dias sem rega-los que não há problema.

Outro tipo de planta boa para você que vai viajar são as suculentas, como é o caso da Babosa que suporta muito bem sol a pleno, meia sombra, pouca rega e até mesmo variações bruscas de temperatura. Além de apresentarem flores vermelhas, laranjas, amarelas ou brancas.

Uma opção interessante de planta que não requer muitos cuidados é a pata-de-elefante, que adapta-se bem o sol a pleno, meia sombra e luz difuso, além de tolerar diferentes temperaturas. O único cuidado que você deve ter é de realizar regas espaçadas e de drenar o solo, evitando o apodrecimento das raízes.

Se você gosta de plantas cheirosas, uma planta legal para você cultivar é a dama-da-noite. Essa planta não exige regas constantes.

 

Hortaliças fáceis de cultivar

 

O tomate é um dos alimentos mais fáceis de serem cultivados e muitas vezes é  o ponto de partida dos iniciantes. E se você quer resultados mais rápidos, uma boa opção é o tomate-cereja. Outra opção são as pimentas e pimentões. Você pode plantá-los sem problemas durante o verão, pois essas hortaliças são mais sensíveis ao frio.

Um vegetal que é muito fácil de cultivar também é o alface, pois as sementes crescem bem em praticamente todos os lugares. Basta você polvilhar as sementes no vaso e dar um pouco de água. A vagem também não exige técnicas difíceis e condições específicas, se você colher regularmente ela vai continuar produzindo mais e mais.

Outra hortaliça interessante para plantar é a cenoura, porém ela precisa de bastante umidade para começar a crescer. Depois que elas começarem a crescer já é possível diminuir a frequência de rega. Não deixe para plantar próximo a uma viagem!

 

Como manter plantas e hortaliças vivas e hidratadas sem estar presente?

 

Agora que você sabe quais as melhores plantas e hortaliças para cultivar, vamos ensinar como mantê-las hidratadas durante sua viagem de férias.

Como você está saindo de férias no verão, lembre-se que o cuidado deve ser ainda maior com as plantas e hortaliças, já que elas precisam se manter hidratadas para sobreviverem.

 

Leia também: 6 dicas para adotar práticas sustentáveis em sua residência

 

Para auxiliar você, separamos algumas dicas muito bacanas para você sair de férias sem preocupação!

1. Peça ajuda!

 

A primeira dica é pedir para um vizinho, conhecido ou familiar de confiança regar suas plantas durante o período que você estiver fora. Caso você não tenha alguém que se encarregue disso para você, fique tranquilo, temos algumas ideias para você utilizar.

 

2. Use uma vasilha com água e um fio de barbante

 

Para plantas que não precisam de muita água, como cactos e suculentas, uma boa ideia é usar a técnica da capilaridade. Não sabe como funciona? É simples!

Você precisa colocar uma vasilha com bastante água e estender um barbante que vá da vasilha até o vaso com as flores.

Você pode aproveitar a gravidade, para essa técnica ser mais eficaz. Basta você colocar a vasilha acima dos vasos e não esquecer de tampa-la para evitar a proliferação de mosquitos da dengue.

 

3. Tem banheira? Coloque suas plantas lá!

 

Se você possui banheira em casa, aproveite e a utilize para manter suas plantas e hortaliças vivas e com excelente hidratação durante  suas férias. São três passos:

Primeiro você deve tampar a banheira e cobrir com um pano ou um plástico que cubra o fundo. Em seguida, coloque sobre o plástico ou o pano um objeto absorvente e que sirva de suporte para as plantas, como tijolos ou suportes de madeira.

Por fim, é só colocar as plantas sobre o suporte, encher a banheira até cobrir, aproximadamente, cinco centímetros de altura. Dessa forma, as plantas irão absorver a água quando necessário.

Essa técnica é ótima para hortas em geral, especialmente para manter a umidade e nutrientes no solo. Para auxiliar esse processo, você pode usar palhas ou folhas secas para evitar a perda de água por evaporação direta.

 

4. Faça seu próprio sistema de irrigação!

 

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas ao contrário do que deve imaginar criar um sistema caseiro de irrigação não é nada complicado.

Pegue uma garrafa de plástico, encha de água e faça um furo na tampa da garrafa com um alfinete. Coloque a garrafa de cabeça para baixo sobre cada uma de suas plantas e pronto, seu sistema de irrigação está pronto!

Não esqueça de verificar se a quantidade de água é suficiente para os dias que você vai ficar fora. Qualquer coisa é só utilizar uma garrafa maior.

 

5. Pegue aquele jornal velho para te ajudar

 

Pegue cinco folhas de jornal e umedeça elas com bastante água para colocá-las em cima da terra do vaso e envolta da planta. Isso vai ajudar a proteger o solo e manter a terra úmida.

Utilize pedras ou casca de árvores em cima do jornal. Isso irá manter as folhas do jornal molhadas por mais tempo.

Todas essas técnicas são eficazes, mas a nossa principal dicas seria combiná-las conforme sua necessidade e os materiais disponíveis. Agora que você já sabe como manter suas plantas e hortaliças durante sua viagem, boas férias!

 

Você conhece a Energia Solar Fotovoltaica?

Saiba tudo que você precisa saber para gerar sua própria energia com a Cartilha da Energia Solar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *