Pular para o conteúdo

Como economizar energia em casa!

Em meio à pandemia do coronavírus, o Home Office se tornou ainda mais comuns aos empresários e trabalhadores brasileiros. Mas com isso o consumo de energia de casa também aumenta. Por isso, neste artigo vamos dar algumas dicas de como economizar energia em sua casa. Confira!

Trabalhar de casa já era realidade para algumas pessoas. O Home Office tem ficado cada vez mais comum, mas isso aumentou devido à crise que estamos vivenciando no momento.

Para muitos, trabalhar em casa não é uma opção dependendo do tipo de negócio que a pessoa possui ou onde trabalha. Mas para muitos outros, além de ser possível é uma excelente alternativa.

Para deter a COVID-19, a melhor forma ainda, segundo especialistas, é o isolamento social. Ficar em casa é a melhor forma de proteger a sua vida e de sua família e também de tantas outras pessoas.

Mas quanto mais tempo ficamos em casa, aumentamos também alguns custos. Como, por exemplo, a energia elétrica.

Por isso, nós da Incentive Solar vamos te dar algumas dicas de como economizar com energia elétrica em sua casa. Confira!

1. Aproveite a iluminação natural para economizar energia em casa

Em dias de sol, aproveite para abrir as janelas de casa. Além de ser uma ótima forma de pegar Vitamina D, também ajuda para que você não necessite ligar tantas lâmpadas em casa.

Além disso, nunca esqueça de apagar as luzes quando vai de um cômodo da casa para outro. Por mais que as lâmpadas estejam cada vez mais eficientes, sempre bom evitar qualquer desperdício desnecessário de energia.

2. Evite visitas fora de hora na geladeira

Estar em casa também pode causar aflição em muitas pessoas e com isso a fome pode aumentar também.

Porém, tente manter uma rotina de alimentação em horários programados e planeje quais serão suas refeições.

Assim, além de manter uma alimentação mais saudável, também evita daquele abre e fecha na geladeira para ver o que tem para comer, que acaba consumindo muita energia do seu refrigerador.

3. Diminua o tempo no chuveiro

Estamos chegando nas estações mais frias do ano e com isso os chuveiros e torneiras elétricas são acionadas com maior frequência.

Tente não tomar um banho muito quente e diminua o tempo embaixo do chuveiro. Assim você consegue reduzir consideravelmente a sua conta de energia no final do mês.

As torneiras elétricas também devem ser evitadas, por melhor que seja lavar a louça sem gelar as mãos e remover melhor a gordura dos utensílios, pois isso acaba trazendo um impacto muito grande no final do mês em sua conta de energia.

4. Desligue os aparelhos elétricos quando não estiverem em uso

Os aparelhos elétricos são outros vilões da sua conta de energia elevada. Em tempos de quarentena, costumamos utilizá-los ainda com maior frequência.

Porém, evite ligá-los sem necessidade e quando não estiver mais usando desligue o aparelho e, se possível, tire da tomada.

Aparelhos desligados, mas conectados na tomada também consomem um pouco de energia.

Se você é daquelas pessoas que gostam de dormir com a TV ligada, programe para desligá-la automaticamente depois de um tempo para evitar que ela fique ligada a madrugada inteira. 

5. Invista em energia solar, a melhor forma de economizar energia em casa!

Todas as dicas anteriores são muito importantes, mas a melhor forma de reduzir consideravelmente sua conta de energia é gerando sua própria energia.

Por mais cuidado que tivermos, o valor da energia ainda pode aumentar e sua conta vir mais cara.

A previsão que as contas de energia subam 20% devido ao socorro às distribuidoras de energia elétrica por conta do coronavírus.

As opções de financiamento também possibilitam que você instale um sistema fotovoltaico em sua casa sem a necessidade de se descapitalizar nesse momento de crise.

Energia solar: melhor forma de economizar energia em casa!
Energia solar residencial: melhor alternativa para redução na conta de luz!

Assim, sua conta pode ter uma redução significativa e ajudar na economia de energia em sua casa nesse momento e no pós-crise.

Baixe a nossa calculadora de economia de energia e veja quanto você irá gastar com energia elétrica nos próximos anos se não investir em energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *