Pular para o conteúdo

Como aumentar o lucro da minha empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo é importante buscar sempre formas de aumentar a receita e diminuir os custos para obter uma margem de lucro maior, mas você deve estar se perguntando, “mas como aumentar o lucro da minha empresa?”. Vamos apresentar algumas formas de você conseguir isso em sua empresa!

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, devemos estar atento à várias questões ao mesmo tempo, buscando atender da melhor forma o seu cliente e dando suporte para sua equipe de colaboradores.

Mas o objetivo de qualquer negócio é sempre o mesmo, gerar lucro. Para isso é importante sempre estar de olho em como aumentar seu faturamento e diminuir os custos para aumentar o seu lucro.

Confira agora algumas dicas que preparamos de como aumentar o lucro na sua empresa!

1. Venda uma solução e não um produto

A primeira dica que eu daria para você aumentar o lucro na sua empresa é buscar vender uma solução e não um produto para seu cliente.

Isso porque o seu produto pode ser igual ao do concorrente e nesse caso, o cliente sempre irá optar pelo mais barato.

Para o seu produto ser o mais barato você irá precisar reduzir o máximo sua margem de lucro. Ou seja, você irá perder sua margem de lucro e terá que ter um volume de vendas muito maior.

Por isso, vale a pena você agregar um serviço junto ao seu produto e oferecer uma solução para o problema que ele possui, assim ele não irá se importar em pagar um pouco mais para que aquele problema que ele possui seja resolvido.  

2. Busque outras fontes de receita para aumentar o lucro da sua empresa

Outra forma de você aumentar o lucro de sua empresa é buscar oferecer outras soluções relacionadas ao seu produto principal.

Se você vende um produto que exige manutenção ao longo prazo, ofereça um serviço de manutenção preventiva.

Você também pode comercializar acessórios que se relacionem com seu produto principal, assim poderá realizar uma venda casada e conseguir aumentar a receita de cada transação que você fizer em sua empresa. 

3. Controle todos os suas receitas e despesas

Mas para que você saiba de fato qual produto ou serviço te traz melhor resultado para sua empresa e quais suas principais despesas, você deve ter um controle bem ajustado de tudo que sua empresa possui de entrada e saída.

Existem diversas planilhas financeiras e softwares disponíveis no mercado onde você pode concentrar esse controle, mas mais importante que as ferramentas é utilizá-las. 

Deixe uma pessoa responsável por lançar todas as saídas e entradas de sua empresa no sistema e realize reuniões periódicas para avaliar onde sua empresa pode obter uma maior receita e reduzir seus custos.

4. Reduza seus custos fixos e variáveis para aumentar o lucro da sua empresa

Além de aumentar a receita e controlar todas as entradas e saídas da empresa, é preciso estar sempre reduzindo custos desnecessários.

Como diz o ditado, custos é que nem unha, tem que estar sempre cortando. Por isso, é importante estar atento quais custos não são essenciais para a geração de receita do seu negócio.

Às vezes há custos que nem precisávamos ter, mas acabamos não nos dando conta de tão automático que é pagá-los. Como a conta de luz por exemplo, você já se deu conta de quanto irá pagar só de energia elétrica em sua empresa ao longo dos anos?

Para isso preparamos uma planilha onde você pode verificar quanto você irá gastar em energia elétrica nos próximos 25 anos. Baixe agora nossa planilha e faça o cálculo para sua empresa!

5. Faça investimentos que te trarão retorno

Claro que muitas vezes temos que fazer investimentos na empresa para trazer melhorias e gerar melhores resultados, mas é preciso avaliar bem quais investimentos que realmente trarão retorno financeiro para sua empresa.

Você pode investir em um software de vendas, mas desde que esse sistema faça com que suas vendas aumentem. Também pode fazer campanhas de marketing, mas essas campanhas também devem te trazer novos clientes, se não acaba sendo dinheiro colocado fora.

Outros investimentos podem não trazer receita para sua empresa, mas faz com que você diminua suas despesas mensais. Um exemplo é a energia solar.

Com um sistema fotovoltaico você poderá reduzir em até 95% sua conta de energia e o investimento retorna na média em apenas 5 anos.

Como aumentar o lucro da minha empresa: Energia Solar!
Redução na conta de luz com energia solar | Mercado Dois Amigos

Ou se você preferir não se descapitalizar, você pode financiar um sistema fotovoltaico, substituindo sua conta de energia pela parcela do financiamento e após finalizar o pagamento das parcelas do financiamento sua empresa só pagará pelo custo mínimo da energia.

Assim, em alguns anos você conseguirá se livrar de um custo mensal que você possui hoje e conseguirá aumentar o lucro da sua empresa!

Peça agora mesmo uma proposta de energia solar para sua empresa e veja a economia que você pode obter para aumentar seu lucro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *