Como aliviar o fluxo de caixa economizando na conta de luz

O fluxo de caixa de sua empresa é a projeção de todas as entradas e saídas de recursos financeiros de sua organização no período projetado, indicando qual será o saldo do seu saldo de caixa neste período.  

Todo o seu faturamento com a venda de produtos e serviços, além de ganhos financeiros com investimentos, são suas entradas. Já as saídas são todos os custos e despesas que sua empresa tem em determinado período.

Em diversas organizações, uma das saídas que tem um grande impacto no fluxo de caixa é a energia elétrica.

Isso porque todas as empresas precisam de energia para funcionar e, muitas vezes, a energia elétrica é uma despesa variável. Ou seja, quanto mais se produz, mas energia elétrica sua empresa irá gastar.

Porém, há algumas ações que sua empresa pode tomar para aliviar o fluxo de caixa economizando na conta de luz. Vamos a elas:

Economize em tudo o que for possível para aliviar o fluxo de caixa

O primeiro passo mais importante para você aliviar seu fluxo de caixa com a conta de luz é economizar em tudo o que for possível.

Esses dias estava assistindo o programa Pesadelo na Cozinha, apresentado pelo chef de cozinha francês Érick Jacquin, e o proprietário do restaurante que ele foi ajudar desligava o freezer para economizar a conta de energia.

Claro que você não irá fazer isso, afinal você não quer matar seus clientes. Mas há algumas economias que você pode fazer para economizar sem colocar a vida de ninguém em perigo.

7 Dicas para não pagar mais na energia com o aumento da tarifa

Uma ação simples é trocar as lâmpadas tradicionais por modelos mais econômicos, como a fluorescente e a led. Outra dica é trocar equipamentos elétricos velhos, por novos que possuem maior eficiência energética.

Além disso, medidas simples como desligar luzes desnecessárias e desplugar aparelhos da tomada que não precisam ser utilizados fora da hora de expediente ajudam em sua economia também. 

Contrate a demanda de energia correta para sua necessidade

Muitas empresas por ter um consumo de energia elevado, ou por usar equipamentos que puxam muita energia, consomem energia em alta tensão. Ou seja, estão alocados no grupo tarifário A. 

Nesse caso, essas empresas necessitam contratar uma demanda mensal de energia da concessionária. 

A tarifa de energia elétrica das empresas com demanda contratada são mais baixas do que dos consumidores que estão conectados em baixa tensão.

Porém, quando o consumidor em alta tensão consome mais que a energia que ele possui contratada, acaba pagando um valor bem mais elevado nessa energia excedente.

Às vezes, por ter um consumo de energia sazonal, muitas empresas acabam contratando uma demanda de energia baixa. 

Porém, nos meses de pico de consumo de energia acabam pagando muito mais caro na sua conta de energia por ultrapassar a sua demanda contratada.

Por essa razão é importante que a empresa tenha uma demanda contratada que atenda suas necessidades reais e que traga uma economia maior na tarifa de energia ao longo do período de um ano.

Migre para o mercado livre de energia

Já se sua empresa possui um consumo muito grande de energia, tendo uma demanda contratada a partir de 300 KW de energia, pode migrar para o mercado livre de energia.

O mercado livre de energia, como o próprio nome já sugere, é uma alternativa de comprar energia elétrica direto com o produtor de energia, ao invés de contratar da sua concessionária de energia.

Quando a empresa migra para o mercado livre de energia, ele deixa o mercado cativo e pode negociar a compra de energia por um preço muito mais acessível.

Entrar no mercado livre permite que sua empresa economize entre 20 a 30% em comparação com o mercado cativo.

Para uma empresa com esse nível tão grande de consumo de energia, imagina a economia e o alívio no fluxo de caixa que essa simples migração pode trazer para a organização.

Gere sua própria energia e melhore seu fluxo de caixa 

Mas se sua empresa não consome tanta energia assim para migrar para o mercado livre de energia, e por mais que tenha economizado em tudo o que é possível, sua conta de luz ainda é um problema para seu fluxo de caixa, nós temos uma solução.

Gerar sua própria energia de forma limpa e renovável é uma excelente forma de se livrar daquele alto valor que você paga todo mês na conta de luz.

A energia solar é a melhor opção para a geração própria de energia, devido a sua formatação modular, atendendo as mais variadas demandas de energia. E também por poder ser instalada em áreas que não são aproveitadas, como o telhado de seu empreendimento.

Ao investir em um sistema fotovoltaico, você poderá ter uma economia de até 95% na sua conta de energia e o dinheiro investido retornará em um prazo médio de 5 anos.

Confira também: 3 empresas que investiram em energia solar e não se arrependeram!

Mas se você não quer se descapitalizar, ainda tem a possibilidade de financiar seu sistema fotovoltaico. Com as taxas que o mercado oferece atualmente, é possível trocar sua conta de energia pelo valor do financiamento e após terminar de pagar o financiamento você estará livre desse valor para sempre.

Ou seja, a energia solar é uma ótima forma da sua empresa aliviar seu fluxo de caixa e ainda se tornar mais competitiva. Além de ainda estar contribuindo para um mundo melhor ao gerar sua própria energia de forma limpa e renovável. 

Já pensou em ter todas essas vantagens em sua empresa? Então peça já seu orçamento com a Incentive Solar e confira como a energia solar pode aliviar seu fluxo de caixa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *