Célula Fotovoltaica: O ponto de partida da energia solar

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em célula fotovoltaica, ou então de seu sinônimo célula solar, mas nesse texto você descobrirá qual sua definição, funcionalidade, história, características e importância para a geração de energia solar.

 

O que é e como funciona a célula fotovoltaica?

A célula fotovoltaica é um dispositivo especificamente desenvolvido para realizar a conversão direta da energia proveniente da luz solar em energia elétrica, através do efeito fotovoltaico.

Ou seja, quando o dispositivo é exposto à luz solar, cria-se uma tensão ou corrente elétrica, que transforma a luz em energia.Na prática, é justamente o efeito fotovoltaico o responsável por converter a radiação solar em energia elétrica.

Importante: as células fotovoltaicas não geram energia solar sozinhas. Elas estão presentes nos painéis solares, um dos componentes centrais de um sistema solar fotovoltaico.

 

Célula fotovoltaica X Painel solar

A confusão entre células fotovoltaicas e painéis solares é muito comum. Para que você não corra o risco de se confundir, basta lembrar que a célula fotovoltaica é uma parte do painel solar, composto por outros elementos.

Um painel solar é formado em geral por um vidro e moldura de alumínio na parte superior, seguido de uma película protetora, um conjunto de células fotovoltaicas, nova camada de película e um fundo protetor, conforme a imagem abaixo:

 

Célula fotovoltaica

 

Cada painel solar, também chamado de módulo, é formado por 60 a 72 células fotovoltaicas, geralmente.

 

Leia também: Como funciona a energia solar

Um pouco da história da célula fotovoltaica

A primeira célula fotovoltaica que se tem notícia no mundo é muito mais antiga do que se imagina. Foi construída pelo físico francês Edmond Becquerel há quase dois séculos, mais precisamente no ano de 1839.

Décadas depois, em 1883, Charles Fritts apresentou um avanço significativo. Construiu uma célula fotovoltaica com selênio de material semicondutor revestido com uma camada de ouro,mas a eficiência energética era de somente 1%.

 

Descobridores da célula fotovoltaica
Charles Fritts à esquerda, Edmond Becquerel à direita

 

Após 71 anos a energia solar deu os seus primeiros passos do ponto de vista comercial. No ano de 1954 foi divulgado ao mundo a primeira célula fotovoltaica pronta para ser comercializada. Era o começo definitivo do processo de renovação energética mundial que vivemos nos tempos de hoje.

Quer saber mais? Produzimos um material especial com tudo o que você precisa saber sobre a energia solar: uma fonte limpa, renovável e financeiramente lucrativa.

Clique aqui e acesse gratuitamente este conteúdo exclusivo da Incentive Solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *