Casa e conforto: como a energia solar pode ajudar você

Casa e conforto são palavras que devem sempre andar juntas. E a energia solar fotovoltaica pode ser uma grande aliada para você possuir conforto em sua casa. Neste texto, contamos como casa e conforto tem tudo a ver com energia solar!

 

O inverno no Rio Grande do Sul costuma ser rigoroso  e apesar do frio intenso nessa época do ano, nossas casas não foram concebidas para essa condição climática.

 

Quem já viajou para países com invernos tão ou até mais rigorosos que o nosso, consegue perceber que eles só passam frio na rua, pois quando chegam em suas residências o ambiente é agradável.

 

Contra o frio da rua não há muita coisa que possamos fazer, mas em nossa casa não precisamos passar frio! E a solução para isso começa com o conforto térmico.

 

O que é conforto térmico?

 

Conforto térmico nada mais é que a condição da mente que expressa satisfação com o ambiente térmico. Ou seja, conforto térmico é estar em um local que você se sinta confortável com a temperatura ambiente.

 

Estar em um ambiente com uma temperatura agradável não é apenas bem-estar, mas também saúde. Isso porque o ser humano possui melhor condição de vida quando seu organismo pode funcionar sem que seja submetido a fadiga ou estresse, inclusive térmico.

 

Nós humanos possuímos um organismo que é mantido a uma temperatura interna sensivelmente constante – em torno de 36,5ºC. Com isso, tais condições climáticas desfavoráveis acabam gerando maior gasto energético para a manutenção dessa temperatura interna, ou seja, nos sentimos cansados após um longo dia.   

 

Por isso conforto térmico não precisa ser um artigo de luxo, mas um item de primeira necessidade em sua casa. Confira agora como fazer para que sua casa seja um ambiente onde você queira estar nos momentos de descanso e lazer!

Casa e conforto: afinal, como aliar?

 

Se você construir uma casa já pensando em como obter um maior conforto térmico é melhor. Mas se esse não é seu caso, confira algumas dicas simples para deixar sua casa mais quentinha durante o inverno:

 

Leia também: Orientação solar na construção: Aproveite o potencial do sol

 

Se sua casa possui pouca ou quase nenhuma insolação ela sempre será um ambiente mais frio. Entretanto, uma casa mais térmica no inverno também será mais confortável durante os dias de verão.

 

Como os revestimentos cerâmicos ou de porcelanato são mais frios por natureza, é melhor utilizar materiais como a madeira, vinílico ou carpete. Lembrando que a madeira é um isolante térmico natural.

 

Caso não seja possível trocar o revestimento de sua casa no momento, uma boa opção é a utilização de tapetes. Os tapetes auxiliam deixar sua casa mais aquecida e evita que você tenha contato direto dos seus pés com o piso frio.

 

Mas as soluções vão além: existem diversas tecnologias que garantem da toalha até o piso de sua casa aquecido. No nosso eBook Guia do Conforto Térmico nós detalhamos cada uma dessas soluções!

 

Viu como não é necessário fazer grandes investimentos para alinhar casa e conforto térmico? Claro que algumas tecnologias podem auxiliar a ter um ambiente mais aquecido durante o inverno.

 

Aqui nós te contamos a relação de casa e conforto com energia solar!

 

A energia solar como aliada no conforto térmico

 

A utilização de tecnologias tanto para resfriar ou aquecer os ambientes da sua casa podem afetar seu consumo de energia.

 

Para isso uma boa solução é a energia solar fotovoltaica, que irá permitir que você não se preocupe com o aumento de sua conta de energia devido à sistemas de aquecimento elétrico, entre outras tecnologias.

 

Saiba como funciona a energia solar

 

O sistema solar fotovoltaico é um excelente aliado para você que quer ter um maior conforto térmico, mas não quer aumentar consideravelmente sua conta de energia.

 

Sabendo qual será seu consumo de energia para você ter conforto térmico, é possível dimensionar um sistema fotovoltaico para gerar toda energia necessária para você e que seu custo com energia seja só a tarifa mínima da concessionária. 

 

Sendo assim, conforto térmico não precisa representar um aumento no seu gasto com energia elétrica. Gerando sua própria energia, você poderá ter conforto térmico sem aumentar suas despesas mensais.  

 

Baixe nosso Guia do Conforto Térmico e tenha mais dica de como melhorar o conforto térmico de sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *