Conheça o carro movido a energia solar

Os veículos elétricos já são uma realidade, mas você já imaginou um carro movido a energia solar? Não?! Então saiba que ele já existe e deve começar a circular na Europa no próximo ano. Confira mais nesse artigo que preparamos!

 

Os veículos à combustão estão com os dias contados. Diversos países do mundo já criaram leis proibindo a produção e circulação de veículos que utilizam combustíveis fósseis a partir de determinado período.

 

Na França e no Reino Unido, por exemplo, apenas veículos elétricos poderão ser comercializados dentro de duas décadas. A Índia quer parar as vendas de veículos à combustão até 2030 e a Noruega, que foi o primeiro país a anunciar essa medida, planeja fazer isso até 2025.

 

Com a previsão do fim de veículos movidos à combustão, os veículos elétricos começam a ganhar cada vez mais espaço nas ruas de diversas cidades pelo mundo afora.

 

Saiba mais: O que é e como funciona a energia solar

 

Uma nova era na mobilidade urbana: os veículos elétricos

 

Participamos do Solar Power International 2018, maior evento de energia solar da América do Norte, que ocorreu na cidade de Anaheim na Califórnia.  E durante o evento e em nossa estadia na Califórnia pudemos observar a presença dos veículos elétricos pelas ruas da região.

 

Carros como o Model S da Tesla, que é 100% elétrico, e o híbrido Prius da Toyota são frequentemente visto nas ruas e nas estradas americanas.

 

Model S da Tesla em Anaheim/CA

 

Para carregar os veículos elétricos existem diversos pontos de carregamento espalhados pelos mais diversos locais. Encontramos pontos de carregamento no estacionamento de um dos hotéis que ficamos, no zoológico de San Francisco e em locais turísticos.

 

Veículo elétrico sendo recarregado no estacionamento de hotel em Los Angeles/CA.

 

Outra solução apresentada no próprio Solar Power International é a instalação de um ponto de recarga na garagem de casa.

 

Ou seja, os postos de combustíveis deixarão de existir e você pode ter um carro movido a energia solar recarregado em sua própria casa, ou então quando estacionar para fazer compras, por exemplo.

 

Solução apresentada pela SolarEdge no Solar Power International 2018, com recarga de veículos elétricos para novas residências.

 

Descubra novas tecnologias e soluções apresentadas no Solar Power International 2018

 

Que energia vai abastecer os veículos elétricos?

 

Não adianta substituir os veículos à combustão por elétricos e utilizar fontes de energia elétrica poluentes para abastecer os veículos elétricos.

 

A substituição por veículos elétricos tem exatamente o propósito de reduzir a poluição e emissão de gases do efeito estufa.  

 

Portanto as fontes renováveis, principalmente a solar, são as fontes de energia que devem ser utilizadas para abastecer os veículos elétricos. Como essa estação de recarga de veículos elétricos com energia solar fotovoltaica no estacionamento do Palácio das Belas Artes em San Francisco.

 

Vaga de estacionamento com recarga para carro movido a energia solar, no Palácio das Belas Artes em San Francisco/CA.

 

O próximo passo: o carro movido a energia solar com autogeração! 

 

E se o carro produzisse sua própria energia? Pode parecer uma ideia futurista, no entanto alguns projetos no mundo estão em fase final de testes para serem colocados em produção e disponibilização ao consumidor final.

 

Inclusive vimos um exemplo no próprio Solar Power International, no estande da LG, que apresentou o “Solar Car Roof”, tornando realidade o carro movido a energia solar.

 

Teto solar da LG para carros apresentado no Solar Power International 2018.

 

Muitas outras tecnologias estão em desenvolvimento. Uma StartUp holandesa foi ainda mais além e desenvolveu um carro inteiramente movido à energia solar.

 

O Lightyear One da empresa Lightyaer é capaz de rodar por meses antes de precisar de uma recarga em locais com boa luminosidade, como o sul da Europa.

 

O teto solar do Lightyear One possui células fotovoltaicas.

 

Em dias nublados ou à noite, o carro pode percorrer de 400 a 800 quilômetros se totalmente carregado. E ele pode ser carregado em uma tomada comum, também, se necessário.

 

O carro é um sedã, possui tração nas quatro rodas e conquistou um prêmio da  CES Climate Change Innovator Award, que reconhece as startups que contribuem para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

 

O veículo começou a ser comercializado em 2017 pelo valor de € 119 mil (cerca de R$ 470 mil), sendo que 15 unidades do modelo já foram encomendadas e as primeiras unidades devem começar a ser entregues no ano que vem.

 

A energia solar está cada vez mais perto de você e diversas soluções e tecnologias estão se popularizando no mundo. No Brasil, as placas solares residenciais já são uma realidade cada vez mais eficientes e baratas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *