Arrendamento de Usina Solar: Conheça o Caso da Urban Farmcy!

O Arrendamento de Usina Solar pode ser uma boa opção para empresas que possuem grande consumo de energia, mas não possuem área para instalação do sistema. Conheça o caso da Urban Farmcy!

A Urban Farmcy é um restaurante inovador localizado no coração do bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre/RS. A proposta da Urban é produzir os próprios alimentos muito próximos de onde será consumido.

Urban Farmcy
Restaurante Urban Farmcy no bairro Moinhos de Ventos em Porto Alegre/RS.

Esse conceito se chama Hiperlocalismo. Para que o restaurante tenha sempre uma farta opção de alimentos, além de produzir os alimentos no próprio restaurante, a Urban possui parceiros próximos que produzem os alimentos na sua própria casa.

Ou seja, com isso qualquer casa pode virar uma micro fazenda. Esse conceito é muito interessante no mundo que vivemos hoje em que discutimos a procedência daquilo que estamos comendo.

Além disso, o consumo próximo do local de produção evita a utilização de transportes e a emissão de gases do efeito estufa. 

Com essa pegada ambiental, a Urban Famcy optou por utilizar energia em seu restaurante a partir da energia solar, mas havia um problema: o restaurante não possui área de telhado para atender todo o consumo do restaurante.

A solução para esse dilema foi apresentada pela Incentive Solar, que foi o arrendamento de uma Usina Solar Fotovoltaica para atender apenas o restaurante. Saiba mais neste artigo!

Arrendamento de energia solar: é possível?

Muitas pessoas já sabem, que desde 2012 é possível gerar sua própria energia e conectar no rede da concessionária local.

O que muitos não sabem, é que a resolução da ANEEL que regulou a geração distribuída no Brasil, também permite que o consumo de energia não precisa ser no mesmo ponto de onde a energia é produzida.

Essa modalidade se chama autoconsumo remoto. Desta forma é possível que o cliente instale um sistema fotovoltaico em uma área e consuma em uma unidade consumidora distante do local da usina.

Os únicos impeditivos para o autoconsumo remoto é que o local de geração e o de consumo devem estar na mesma área de concessão e que as contas de energia estejam em nome da mesma pessoa física ou jurídica.

Porém, nem todo mundo possui uma área que não seja sua própria unidade consumidora para gerar sua própria energia. Assim, surge o arrendamento de usina solar.

Neste caso, o dono da área permite que seja construído, ou ele mesmo constrói, uma usina em seu local e aluga aquela usina para um consumidor que possa utilizar aquela energia. 

Como vai funcionar para a Urban Farmcy?

No caso da Urban Farmcy, a FM Fazenda Solar é a empresa investidora que está construindo a Usina no Bairro do Lami em Porto Alegre/RS e irá arrendar para o restaurante.

A FM Fazenda Solar irá alugar a usina por um valor mensal que representa um valor 10% menor da tarifa que hoje a Urban paga para a concessionária de energia hoje em dia.

Arrendamento de Usina Solar: Usina do Lami - Porto Alegre/RS
Usina do Lami em Porto Alegre/RS.

Assim, o investidor receberá um valor mensal todo mês que irá pagar o seu investimento realizado em alguns anos e tendo um retorno do investimento ao longo do período de aluguel da Usina.

Já a Urban Farmcy terá uma economia na sua conta de energia sem a necessidade de realizar nenhum investimento e ainda podendo comunicar para seu público que usa uma fonte limpa e renovável.

E a Incentive Solar receberá pela construção, além da Operação e Manutenção da Usina. Ou seja, todos saem ganhando.

Esse modelo é muito atrativo, mas pode estar com os dias contados conforme seja a nova resolução da ANEEL que está por sair ainda no primeiro semestre deste ano.

Entre em contato conosco se tem interesse em investir em energia solar ou alugar por uma Usina Solar para seu estabelecimento comercial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *