7 Dicas para não pagar mais na energia com o aumento da tarifa

Cansado dos constantes aumentos da tarifa de energia elétrica de sua casa ou empresa? Saiba que você pode diminuir o efeito do aumento da tarifa de energia elétrica com algumas ações de consumo consciente em sua casa ou empresa. Confira algumas dessas ações neste artigo.

A conta de energia elétrica costuma ser uma pedra no sapato de todos os brasileiros. Por mais que tentemos consumir menos energia, as contas não param de subir.

Isso ocorre porque a tarifa de energia elétrica está cada vez mais cara. Todo ano a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realiza um ajuste tarifário em cada concessionária de energia de nosso País.

Além disso, a nova regra de bandeiras tarifárias faz com que a tarifa tenha aumentos de acordo com as condições de geração de energia elétrica.

Tarifa mais alta na energia elétrica: Como se proteger

Ou seja, quando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétrica estão baixos, as Usinas Termelétricas – que são mais caras – são acionadas. E nós, consumidores finais, temos que pagar uma tarifa energética mais cara.

Mas para evitar que sua conta suba a cada mês, nós iremos apresentar 7 dicas para você aplicar em sua casa ou empresa.

Substitua as lâmpadas para diminuir o efeito do aumento da tarifa de energia

Sim, as lâmpadas leds e fluorescentes são mais caras que as lâmpadas incandescentes, mas a economia que elas trazem vale o investimento.

Mas mesmo substituindo as lâmpadas antigas por modelos mais eficientes, evite deixar a luz ligada a todo o momento.

Deixe a luz ligada apenas quando necessário e abuse da luz natural, que além de ser gratuita nos dá mais energia para o nosso dia a dia.

Compre eletrodomésticos com eficiência energética

Outra ação que pode ser feita é substituir seus eletrodomésticos antigos por modelos com maior eficiência energética.

Fique atento ao Selo Procel de economia de energia para verificar se aquele equipamento possui uma boa eficiência energética.

Mas saiba que qualquer equipamento com mais de 10 anos costuma gastar, em média, o dobro de energia de um aparelho novo.

Ou seja, às vezes vale mais apenas trocar aquele equipamento velho por um mais moderno do que deixar de comprar um eletrodoméstico novo para não gastar mais dinheiro.

Mas não esqueça de dar um descarte correto aquela sua geladeira ou televisão velha que já está consumindo muito energia da sua casa ou empresa.

Conserte fiações defeituosas

Outra coisa que consome muito da energia elétrica de nossas casas e empresas são fiações muito antigas ou com defeitos.

Além de aumentar seu consumo, acaba se tornando um desperdício. Visto que aquela energia que você está pagando todo mês acaba não sendo utilizada.

Quando um fio está parcialmente ou totalmente desencapado, por exemplo, ele acaba puxando muito mais energia do que deveria. 

Por isso, se tiver qualquer problema com sua fiação elétrica, chame um eletricista para consertar o quanto antes para uma maior economia de energia e para sua segurança também.

Desplugue os aparelhos da tomada

Se você é aquela pessoa que não desconecta nada da tomada por comodidade, saiba que essa sua comodidade está custando caro.

Os aparelhos plugados na tomada, mesmo quando desligados, acabam consumindo energia elétrica.

Por isso, sempre que não estiver usando algo, deixe desconectado da tomada. E em seu trabalho, não esqueça de desplugar tudo após o fim de seu expediente.

Use o ar-condicionado com moderação

O ar-condicionado é outro vilão das contas de energia. Porém, acaba sendo difícil não desfrutar dos benefícios que esse aparelho nos traz no nosso dia a dia.

Claro que tem dias que é impossível não ligar o ar-condicionado em sua casa ou empresa, mas ele não precisa estar o tempo todo ligado.

Em dias mais amenos, abra as janelas de sua casa ou de seu escritório e aproveita o ar natural.

Utilize roupas mais confortáveis em dias quentes para que não seja necessário estar com o ar condicionado ligado a toda potência. E não esqueça de utilizá-lo em uma temperatura amena.

Conscientize todos em sua casa ou empresa

Claro que não adianta você fazer tudo isso, se as outras pessoas em sua casa ou empresa não colaboram.

Busque conscientizar as pessoas em sua volta da importância de economizar na energia elétrica. 

Demonstre o que cada aparelho consome de energia ao longo de um mês e o que isso impacta no valor final de sua conta de energia. 

Quando as pessoas veem a diferença que isso faz no bolso, tendem a pensar melhor antes de sair ligados todos os aparelhos elétricos que tem a disposição.

Invista em energia solar para se livrar do aumento da tarifa!

Mas por mais que você economize, a maneira mais segura de não pagar mais com o aumento da tarifa de energia elétrica é você gerar sua própria energia.

E a energia solar é a melhor maneira de você gerar sua própria energia e ainda economizar até 95% em sua conta de luz.

O investimento retorna em poucos anos, ou você pode até financiar seu sistema fotovoltaico e trocar sua conta de energia pela parcela do financiamento.

Após pagar o financiamento, você não terá apenas que pagar a tarifa mínima da concessionária de energia.

Ou seja, a energia solar é o melhor investimento que você pode fazer para economizar energia e ainda obter retornos financeiros incríveis.

Quer saber mais sobre energia solar? Então faça o download da Cartilha da Energia Solar e saiba tudo que você precisa saber para gerar sua própria energia!

Cartilha da energia solar


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *