Onde comprar energia solar?

Se você se interessou em ler esse artigo, provavelmente tem diversas dúvidas sobre energia solar fotovoltaica ou está descobrindo os benefícios e as especificidades dessa tecnologia. Respondendo a pergunta do título: “onde comprar energia solar?” informamos que você não pode comprar, mas sim gerar, ou seja, para produzir energia, você precisa adquirir o seu sistema solar fotovoltaico.

Antes de você comprar todos os equipamentos do seu sistema, existem diversas etapas importantes no processo, tais como: elaboração do projeto personalizado para a sua casa ou empresa, encaminhamento junto à concessionária de energia local e instalação do sistema. Sabemos que tudo isso pode parecer muito complicado ou burocrático, mas fique tranquilo, pois vamos simplificar todo o processo para você.

Comprar energia solar X Gerar energia solar fotovoltaica

Como dito anteriormente, você não pode comprar energia solar, mas sim gerá-la, a partir de um sistema solar fotovoltaico. Essa possibilidade inovadora é recente no Brasil, pois sua resolução normativa foi emitida em abril de 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Antes dessa resolução normativa ser definida, você até poderia gerar a própria energia, mas não era permitido conectar seu sistema na rede elétrica. Consequentemente, os proprietários precisavam utilizar baterias para armazenar a energia gerada, o que encarecia o processo e o tornava praticamente inviável financeiramente.

Após a resolução da ANEEL, a concessionária local é obrigada a aceitar que seu sistema seja conectado na rede elétrica, desde que atenda todas as exigências previstas. Nesse caso, você não precisa mais de baterias, pois a rede elétrica atua como uma grande “bateria”.

Leia também: O que é Energia Solar Fotovoltaica?

Para você entender melhor: quando você instala um sistema solar fotovoltaico, ao longo do dia você estará gerando energia e disponibilizando o excedente para a rede elétrica. À noite, você estará utilizando a energia da rede elétrica. No final do mês, a sua fatura será a diferença do que você consumiu de energia pelo o que você gerou. Se sua geração for maior do que seu consumo, você receberá créditos para serem utilizados em até 60 meses.

IMPORTANTE: Você nunca irá zerar sua fatura, pois continuará pagando pelo custo de disponibilidade, já que estará utilizando a infraestrutura da concessionária de energia. Esse custo varia de 30 a 100 KWh/mês, dependendo do número de fases da rede elétrica de seu imóvel. Porém, a redução na sua conta pode chegar até 95%.

Por ser uma tecnologia recente, ainda há muito desconhecimento sobre essa possibilidade. Mas saiba que qualquer pessoa, física ou jurídica, pode realizar esse investimento. Agora que você entendeu como funciona a “compra” de energia solar, descubra como adquirir um sistema solar fotovoltaico completo.

 Escolha uma empresa especializada

Devido ao processo ser complexo e repleto de detalhes técnicos, indicamos que você procure uma empresa especializada, que ofereça o serviço completo: desde o projeto e trâmites com a concessionária, até a instalação e manutenção. Essas empresas que oferecem o serviço completo são chamadas de integradoras, assim como a própria Incentive Solar.

Ao contratar uma integradora de energia solar fotovoltaica, ela deve realizar o dimensionamento do seu sistema, com base no seu histórico de consumo de energia para que a geração atenda a sua demanda. A integradora também irá lhe auxiliar na aquisição dos equipamentos e o ensinar a acompanhar sua geração de energia por aplicativos disponíveis para seu smartphone.

 

Conheça mais benefícios sobre energia solar residencial ou entre em contato com a Incentive Solar para esclarecer qualquer dúvida sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *