Engenheiro, você sabe a diferença entre energia e aquecimento solar?

Embora a energia solar fotovoltaica seja um assunto cada vez mais abordado na mídia, ainda há muita confusão entre o que é a energia solar fotovoltaica e o que é o aquecimento solar, inclusive entre engenheiros civis e arquitetos.

Para desfazer essa confusão explicaremos neste artigo, o que é o aquecimento solar e o que é a energia solar fotovoltaica, além de mostrar as vantagens da energia solar em relação ao aquecimento solar.

Aquecimento Solar

O aquecimento solar é uma tecnologia difundida a mais tempo e, por isso, talvez você já tenha aplicado esse sistema em alguma residência que tenha projetado. Na geração solar térmica, a radiação solar é transformada em calor para a utilização no aquecimento da água.

Esse sistema permite que a água dos chuveiros e torneiras da casa que você está projetando seja aquecida através do sol, diminuindo a necessidade da utilização de energia elétrica para aquecer a água. Assim você consegue reduzir seu consumo de energia e, consequentemente, de sua fatura de energia.

Para captar essa energia são utilizados coletores solares. Esses coletores são muito parecido com os módulos fotovoltaicos, mas é fácil de distingui-los, pois os coletores possuem uma cor mais escura que os módulos fotovoltaicos.

Energia Solar Fotovoltaica

Já na geração solar fotovoltaica, a radiação solar é diretamente convertida em eletricidade. Essa eletricidade será utilizado na iluminação e em todos equipamentos elétricos da residência que tenha esse sistema instalado.

Com a instalação de um sistema solar fotovoltaico é possível que o morador do imóvel tenha uma redução de até 95% na conta de energia elétrica. Isso porque ao gerar toda a energia consumida, será cobrado na fatura de energia apenas a taxa mínima da concessionária.

Caso você queira saber mais detalhes, aqui tem uma Cartilha com as principais informações sobre energia solar

Nesse caso são utilizados módulos fotovoltaicos para captar a energia. Como dito anteriormente, os coletores são mais escuros que os módulos fotovoltaicos. Normalmente os módulos fotovoltaicos apresentam uma cor azulada. Caso os módulos sejam feito de silício monocristalino, a cor é mais regular, enquanto os módulos multi ou policristalinos possui uma cor irregular por ser formado por vários cristais.

 

Monocristalino Policristalino

Por que só agora está se utilizando a energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica começou a se difundir faz pouco tempo no Brasil. Foi através da resolução normativa nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que a geração solar fotovoltaica começou a se viabilizar. Isso porque essa resolução permite que pessoas e empresas gerem sua própria energia e a conecte na rede da concessionária.

Antes dessa resolução, se alguém quisesse gerar a própria energia, além de investir em um sistema solar fotovoltaico, deveria também investir em baterias para armazenar a energia gerada. Como as baterias eram e ainda são caras, ficava inviável economicamente gerar a própria energia.

A partir dessa resolução da ANEEL, a tecnologia fotovoltaica começou a se difundir, pois ao conectar seu sistema na rede, o excedente de energia gerada vai para a rede elétrica e quando o sistema não está gerando energia, é utilizada a energia da rede, dispensando a necessidade de baterias.

Vantagens da energia solar em relação ao aquecimento solar

A energia solar é uma tecnologia bem mais avançada do que o aquecimento solar. Os equipamentos são mais complexos e, consequentemente, também exigem um investimento maior. Porém o retorno financeiro é bem maior, já que a economia não se dará apenas com o aquecimento da água, mas com tudo que utilizar energia elétrica na residência onde o sistema for instalado.

Estima-se que o investimento em um sistema solar fotovoltaico retorne entre 5 a 7 anos com a economia na conta de energia, após o retorno do investimento o seu cliente só terá lucro. Inclusive, investir em energia solar fotovoltaica é mais atrativo que diversas aplicações financeiras oferecidas no mercado.

Por isso, além de ser um excelente investimento do ponto de vista ambiental, por utilizar uma fonte limpa e renovável, também é um excelente investimento financeiro para seu cliente. Ao instalar um sistema solar fotovoltaico durante a construção do imóvel, esse investimento pode ser diluído com os demais custos da obra. Além do que, um sistema solar não será um custo da obra, mas sim um investimento de médio prazo para seu cliente que não vai precisar se preocupar mais com as altas faturas de energia elétrica.

Posso sugerir os dois sistemas para um cliente?

Você até pode sugerir que seu cliente instale um sistema de aquecimento solar e um sistema solar fotovoltaico, mas só o sistema solar fotovoltaico já é o suficiente. Isso porque o sistema solar fotovoltaico pode ser dimensionado para gerar energia elétrica para os chuveiros e torneiras. Sendo assim, mesmo que seu consumo de energia aumente com o aquecimento da água, essa energia estará sendo gerada por você mesmo, sem aumentar seus custos com a concessionária de energia.

Agora que você já sabe qual a diferença entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica, e porque a energia solar é uma tecnologia mais avançada e um investimento mais atrativo do que o aquecimento solar, ofereça essa tecnologia para seus clientes e conte com a Incentive Solar para lhe auxiliar.

Entre em contato conosco e saiba como você pode se destacar no mercado, proporcionando aos seus clientes mais economia e sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *