Energia Solar Residencial: saiba como gerar sua própria energia

Se você se interessa por temas ligados à inovação e sustentabilidade, já deve ter lido sobre energia solar residencial. No Brasil, já ultrapassamos a marca de 11 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede elétrica, sendo que destes, 70% são instalações em residências. Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, é uma realidade que já está presente na casa de mais de 7.700 brasileiros.

Nesse artigo, vamos apresentar porque gerar a própria energia com um sistema solar fotovoltaico é uma ótima alternativa, tanto do ponto de vista econômico como ambiental.

Leia também: as vantagens da Energia Solar Fotovoltaica.

Por que gerar a própria energia?

O principal motivo para você gerar a própria energia em casa é a redução no valor das suas faturas. Todo o mês você paga uma quantia relevante para a concessionária local pela utilização da energia elétrica. Quando você instala os painéis solares fotovoltaicos em sua residência, você pode acompanhar o quanto produziu e gastou de energia ao longo do mês, podendo reduzir até até 95% da sua fatura. Só não será possível zerar o valor porque você ainda continuará pagando pelo custo de disponibilidade da concessionária da rede elétrica.

Veja o exemplo abaixo:

 

Um dos benefícios é que a partir da economia mensal, o seu investimento inicial realizado para adquirir o sistema solar fotovoltaico retornará entre 5 e 7 anos, gerando um bom lucro para você e sua família.

Outro motivo mais altruísta é contribuir com o desenvolvimento sustentável, pois ao gerar sua própria energia com uma fonte limpa e renovável, você estará diminuindo a necessidade da utilização de combustíveis fósseis em termelétricas, o que diminuirá a emissão de de CO2 na atmosfera. Se você é engajado e acompanha questões ligadas ao meio ambiente, sabe o quanto gerar a própria energia com um sistema solar fotovoltaico vai muito além do que somente a redução na conta de energia.

Descubra como Instalar Energia Solar em seu empreendimento.

Energia solar residencial: por que é uma alternativa viável para você?

Você deve estar refletindo sobre o porquê de investir em energia solar residencial, já que você está acostumado com os valores da sua fatura e, apesar de considerar injusto ou suspeito quando há alteração nas bandeiras tarifárias, até então não tinha pensado em nenhuma outra solução para resolver esse problema. É por isso que acreditamos no potencial da energia solar fotovoltaica como fonte mais apropriada para a geração de energia em sua própria casa.

Destacamos alguns motivos para ajudar você a entender os benefícios:

Devido ao formato modular dos painéis solares, podem ser instalados em qualquer residência sem incômodo ou necessidade de reforma;O sistema de energia solar fotovoltaica é proposto conforme os relatórios de consumo de energia da sua casa;A instalação do sistema é rápido;Você pode monitorar online o desempenho da produção de energia e seu consumo, através de aplicativo mobile;A necessidade e custo de manutenção são baixos.

Outro ponto importante, que torna o sistema solar fotovoltaico diferenciado, é que pode ser instalado em qualquer região do mundo, pois a irradiação solar está presente em todas as partes do globo. Mesmo em regiões com menor índice de irradiação, o sistema possui bons rendimentos, como é o caso da Alemanha, que sua área com melhor irradiação solar é pior que a pior área do Brasil. Ainda assim, está entre os países líderes na geração solar fotovoltaica. Afinal, como diz o ditado: “o sol nasce pra todos.”

Agora que você sabe que é possível gerar sua própria energia residencial e que o sistema solar fotovoltaico é o mais indicado para esse tipo de geração, seria bacana você conversar com especialistas.

Caso você queira mais informações, leia este artigo sobre o custo de investimento em energia solar fotovotaica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *