Energia Solar Fotovoltaica compensa?

Você já deve ter lido sobre a possibilidade de gerar a própria energia, através de um sistema solar fotovoltaico. Mas a pergunta que deve vir a sua cabeça é se a energia solar fotovoltaica compensa? Para responder a essa pergunta, escrevemos este artigo para justificar que a energia solar fotovoltaica não só compensa, como é um dos melhores investimento que você pode fazer.

A energia solar fotovoltaica compensa, pois há dois fatores financeiros que beneficiam o investidor:

     1) Retorno garantido

Para gerar a própria energia, a partir de um sistema solar fotovoltaico, é necessário fazer um investimento inicial para aquisição dos equipamentos, realização do projeto e instalação do sistema. Esse custo vai depender do seu nível de consumo de energia elétrica, mas o importante é que seu retorno sobre o investimento é garantido em poucos anos com a economia na sua conta de energia.

Esse retorno vai depender do valor pago pelo seu sistema fotovoltaico e da tarifa cobrada pela concessionária de energia; quanto maior for, menor será o tempo de retorno do seu investimento. Estima-se que o retorno aconteça entre 5 e 7 anos e, após esse período, toda a economia com as suas faturas de energia já podem ser consideradas lucro para você.

     2) O rendimento é maior que outros investimentos

Sua redução na conta de energia pode chegar a 95%, a partir do primeiro mês após a instalação de um sistema solar fotovoltaico e mais, este investimento pode obter melhores rendimentos, se comparado a outros que existem no mercado.

Por exemplo, é melhor você investir em um sistema solar fotovoltaico do que aplicar seus recursos na poupança. Enquanto a poupança rende 6% ao ano, o sistema poderá render pelo menos 7,4% ao ano. Outro comparativo são os imóveis, pois o investimento em energia solar fotovoltaica compensa mais do que adquiri-los, já que o rendimento será similar, mas com um investimento inicial mais elevado.

Leia também: Energia Solar Fotovoltaica: entenda as vantagens.

Se energia solar fotovoltaica compensa, por que esperar?

Conversando com diversos interessados, descobrimos que muitos estão decididos a realizar a instalação de um sistema solar fotovoltaico em seu empreendimento, residencial e empresarial, mas estão aguardando os preços dos equipamentos reduzirem, para baixar o custo inicial do investimento. Como a Incentive Solar é uma empresa especializada nesse segmento, sabemos que, apesar dos preços dos equipamentos já terem sofrido uma significativa queda devido ao ganho de escala, a tendência é que os valores se estabilizem. Por isso, a tomada de decisão não deveria contar com essa possibilidade.

Ao não investir em um sistema solar fotovoltaico, podemos considerar que você está perdendo dinheiro. Isso porque, ao não instalar um sistema, você estará entregando dinheiro todo o mês para a concessionária de energia, sem obter nenhum lucro ou vantagem. Mesmo que os preços do sistema reduzam, que pode ser uma redução não muito significativa, não vale a pena esperar para realizar o investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *