Descubra como instalar energia solar em seu empreendimento

A energia solar já é uma realidade em nosso País. Estima-se que já existem mais de 11 mil sistemas conectados à rede elétrica no Brasil, referente à energia gerada pelos próprios consumidores finais em suas unidades, sejam residências ou empreendimentos comerciais.

Com a descoberta da possibilidade de gerar a própria energia, muitas pessoas buscam informações para que possam investir nesta tecnologia, visando reduzir sua conta de energia e obter bons rendimentos. Porém, por ser algo relativamente novo no Brasil e haver muitas empresas de vários segmentos oferecendo este serviço, há muita informação desencontrada.

Neste texto, explicamos os 4 passos para você entender como instalar energia solar fotovoltaica na sua casa ou empresa:

Passo 1: procure uma empresa especializada

Mesmo que você goste de colocar a mão na massa é importante buscar uma empresa especializada para instalar o sistema solar. Por mais simples que pareça a instalação, há diversos detalhes técnicos que precisam ser averiguados. Para tanto, uma empresa com profissionais experientes no setor elétrico e com conhecimento sobre a energia solar é essencial para lhe auxiliar nesse processo.

O sistema solar é um investimento que irá durar muitos anos, mas para isso acontecer a instalação e equipamentos precisam ser de qualidade. Sugerimos que você busque por empresas sérias e de confiança, pois há muitas empresas que estão oferecendo o serviço apenas por modismo e para tentar surfar nessa onda, mas não possuem conhecimento aprofundado sobre o setor.

Passo 2: Acompanhe todo processo

Agora que você já sabe a importância de contratar uma empresa especializada para instalar energia solar, não deixe de acompanhar todo o processo de instalação:

A empresa irá realizar o projeto;Assim que o projeto estiver pronto, irá encaminhar para a concessionária, realizando uma solicitação de acesso à rede elétrica;A concessionária possui 15 dias para emitir o parecer de acesso;Após a emissão do parecer, a empresa irá adquirir os equipamentos para você e agendar a instalação em seu imóvel;Depois da emissão do parecer, a empresa que você contratou possui 120 dias para realizar a instalação e solicitar a vistoria para a concessionária.

IMPORTANTE: Caso a empresa não cumpra o prazo de instalação em 120 dias, terá que solicitar o parecer de acesso novamente para a concessionária de energia.

Passo 3: Receba os instaladores

No dia agendado para a instalação, receba a equipe em seu imóvel e verifique se os instaladores estão utilizando equipamentos de segurança e trabalhando de forma organizada. A instalação de um sistema solar fotovoltaico costuma ser rápida e em duas etapas:

Montagem dos módulosInstalação elétrica

É claro, que tudo depende do tamanho de seu sistema e da dificuldade de acesso ao local de instalação. Encerrado esse processo, a empresa deverá solicitar a vistoria para a concessionária de energia local.

Prazos da concessionária:

Sete dias para realizar a vistoriaCinco dias para entrega do relatório de pendências, caso haja necessidade.

IMPORTANTE: Havendo pendências, a empresa deve regularizar os aspectos técnicos e informar para a concessionária. Geralmente, o processo demora sete dias para aprovar o ponto de energia e trocar o medidor convencional por um bidirecional, que irá contabilizar tanto a energia consumida quanto a energia gerada.

Passo 4: Economize dinheiro

Agora que seu sistema está ligado e gerando energia, aproveite para desfrutar da economia que você terá na sua conta. Caso você queira acompanhar a geração de energia de seu sistema de qualquer lugar, alguns inversores oferecem sistemas de monitoramento através de aplicativos para smartphones. Além disso, acompanhe os dados da concessionária para garantir que está emitindo a fatura de forma correta, considerando a energia que você está gerando.

Caso você opte pela contratação dos serviços da Incentive Solar, você não precisa se preocupar com esse acompanhamento. Realizamos a instalação do aplicativo de monitoramento em seu smartphone e acompanhamos a fatura de energia todo mês após a instalação de seu sistema. A Incentive Solar é uma empresa nova, mas que possui mais de 30 anos de experiência no setor elétrico, inclusive na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Durante dez anos, o principal acionista da Incentive Solar esteve à frente da Enerbio, o que lhe oportunizou ainda mais conhecimento na área.

Acreditamos tanto na energia solar que decidimos investir em uma nova empresa para atuar de forma exclusiva com essa fonte de energia limpa e renovável. Se você também acredita no potencial da energia solar, reflita sobre esse investimento.

Agora que você já sabe como instalar energia solar, conheça as vantagens da instalação para entender melhor este investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *