Conheça a nova opção de financiamento em energia solar fotovoltaica

O investimento em um sistema solar fotovoltaico para gerar sua própria energia resulta em um significativo retorno financeiro. Porém, o custo inicial para aquisição e instalação dos equipamentos deve ter deixado você um pouco desanimado, certo?

Para resolver esse problema, um financiamento seria uma ótima solução. No entanto, a maioria dos bancos públicos e privados cobram uma taxa de juros alta para esse tipo de investimento, desestimulando você novamente em sua tomada de decisão.

A Incentive Solar está sempre atenta às novidades do mercado e percebemos que, aos poucos, vão surgindo novas opções de financiamento que oferecem melhores condições para os consumidores interessado em gerar sua própria energia residencial ou empresarial. Se você ainda não conhece, uma das novas opções recém lançadas no mercado é o financiamento do Banco Votorantim, cuja linha de crédito tem prazo de pagamento entre 12 e 60 meses, com taxas de 1,56% ao mês e o valor mínimo da operação é de R$ 5 mil.

O BV tem uma das melhores linhas de crédito no mercado

 

A taxa de juros de 1,56% ao mês ainda é elevada, se comparada com linhas de financiamento para outras finalidades. Porém, se você já está pesquisando sobre investimentos em energia solar fotovoltaica, deve ter notado que a opção do Banco Votorantim é uma das melhores para pessoa física.

O Banco Santander, por exemplo, oferece uma linha específica para a energia solar, com uma taxa de juros variável de acordo com os valores, prazos e demais condições escolhidas pelo beneficiado. O ponto negativo é que as taxas são de aproximadamente 2% ao mês.

Outros bancos como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco também oferecem linhas de financiamento para seus correntistas, mas muito similares com outras linhas de créditos já oferecidas pelas instituições financeiras. A tendência é que, com o surgimento de novas linhas de financiamento voltados a energia solar fotovoltaica, mais opções devem  surgir e com melhores condições.

Conheça as linhas de financiamento disponíveis para investimentos em energia solar

Financiamento para energia solar: por que as taxas ainda são elevadas?

Uma das justificativas dadas pelas instituições financeiras é a falta de garantias. Quando um banco financia um veículo, por exemplo, ele pode tomar o veículo de volta caso o beneficiário não realize os pagamentos das parcelas.

Já com o sistema solar fotovoltaico, isso não seria tão simples de realizar. Para resolver esse impasse, a Caixa Econômica Federal oferece uma taxa de juros menor, caso você coloque seu veículo ou imóvel como garantia.

A Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) vem trabalhando junto às instituições financeiras e ao governo para que sejam oferecidas menores taxas de juros e melhores condições de pagamento. Alguns resultados já foram obtidos, como a linha de financiamento do Banco do Nordeste, o FNE Sol  e o Programa Goiás Solar, que oferecem diversas iniciativas para incentivar a geração solar na região.

Se os benefícios são positivos, por que o governo não incentiva a energia solar?

O avanço da energia solar em diversos países ocorre devido aos incentivos do governo. O lançamento dos programas de “telhados solares” na Alemanha (1990) e Japão (1993) são alguns exemplos que surtiram excelentes resultados. No Brasil são poucas as iniciativas, pois além da falta de visão por parte dos governantes, a condição econômica atual do país não favorece que linhas de financiamento com juros baixos sejam criadas.

O incentivo da energia solar por meio de linhas de financiamento governamentais poderia alavancar a economia, já que a energia solar é a fonte de energia que mais gera empregos, além de auxiliar a suprir a demanda de energia, sem a necessidade de construção de usinas hidrelétricas ou termelétricas de grande porte.

Financiar X Comprar da concessionária

Gerar sua própria energia é um ótimo investimento a longo prazo, ainda mais se você possui recursos para comprar à vista ou parcelado, o que evitará  taxas de juros e fará seu retorno financeiro ser ainda mais rápido. Caso você não possua essas condições de pagamento, as linhas de financiamento são mais atrativas e você pode solicitar orientação sobre as melhores oportunidades para seu investimento.

Financiar é melhor do que pagar para as concessionárias de energia, pois ainda que a parcela do financiamento seja um pouco maior, chegará o momento em que seu investimento já terá retornado e você estará livre das parcelas do financiamento. E claro, sentirá a redução nos valores da sua conta de energia.

Precisa de uma orientação sobre a melhor linha de investimento para seu sistema solar fotovoltaico? Entre em contato conosco, nossas avaliações são gratuitas.

Também oferecemos esse infográfico que indica os benefícios do sistema para a sua residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *