Como incluir no orçamento da obra a energia solar?

Elaborar o orçamento da construção de um imóvel é um trabalho que requer muita atenção. Os itens são quase incontáveis: mão-de-obra, máquinas e equipamentos utilizados, impostos, centenas de insumos necessários, custos indiretos, entre outros.

E em meio a tudo isso, de que forma é possível adicionar ao orçamento da obra a instalação de energia solar fotovoltaica?

O orçamento dos clientes para a construção, em geral, estão sempre apertados. As despesas adicionais acrescem em mais de 20% o custo projetado, segundo pesquisa da consultoria Delloite. Nesse cenário, é fundamental diferenciar gasto de investimento.

A energia solar além de valorizar o imóvel e contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta, gera retorno financeiro aos proprietários. Isto porque a economia na conta de luz pode chegar até 95%.

Nesse artigo, veremos que propor no orçamento da obra que o imóvel produza sua energia a partir do sol é um investimento de garantido retorno, e isso já em médio prazo. Também mostraremos que ao fazer esse investimento durante a construção, o custo para aquisição dos equipamentos e com a instalação se dilui com as demais despesas da obra, fazendo com que o cliente não sinta tanto o desembolso.

Energia solar é investimento e não custo

Quando falamos em investir em um sistema solar fotovoltaico as pessoas se assustam achando que terão mais custos em sua obra.

Isso se deve porque muitas pessoas não conseguem perceber que investir em sustentabilidade gerará economia por muito tempo, fazendo com que o investimento realizado retorne em determinado período e ainda gere lucro.

Com a energia solar fotovoltaica o retorno se dá em um tempo relativamente curto, podendo ir de 4 a 7 anos e gerando resultados financeiros melhores que muitas aplicações financeiras encontradas no mercado, como a própria poupança.

Então, na hora de oferecer um sistema solar fotovoltaico no novo imóvel do cliente, o ideal é que você apresente esses benefícios. Afinal, ao contrário de insumos básicos como o piso da residência, por exemplo, a energia solar fará o seu cliente reduzir o valor pago mensalmente à concessionária de eletricidade, proporcionando um recurso extra para realizar novos investimentos ou então gastar com o que lhe é mais importante.

O melhor momento para investir é durante a obra

Levar a possibilidade de investir em energia solar já no final da obra não é uma boa ideia, pois provavelmente o orçamento já deve estar praticamente comprometido e o prazo apertado.

Por isso é bom apresentar essa possibilidade ao seu cliente antes do início da obra, até para que seu projeto preveja essa instalação para obter o melhor rendimento possível do sistema solar.

Quer saber como projetar um imóvel nas melhores condições para receber energia solar? Então, participe do nosso Webinar para Engenheiros e Arquitetos dia 30/11.     

Prevendo esse investimento no início da obra, a aquisição dos equipamentos e o custo com o projeto e instalação do sistema solar fotovoltaico podem ser diluído com as demais despesas da obra.

Além disso, não será necessária uma nova intervenção no imóvel para instalar o sistema já que isso será realizado em conjunto com a obra, prevendo os espaços destinados aos equipamentos e as passagens dos cabos elétricos.

Como sei quanto meu cliente deve investir com energia solar?

Existem dois métodos para dimensionar um sistema solar fotovoltaico. O mais utilizado é através de uma conta de energia atual do cliente para verificar qual o nível de consumo anual e fazer um projeto para que atenda aquela necessidade.

Apesar de ser um excelente método, pois utiliza como principal referência a conta de energia do cliente, esse método não é o mais adequado para imóveis em construção. Isso porque em um novo imóvel os custos com energia podem variar em relação ao imóvel anterior do cliente.

Nesses casos utilizamos outro método, onde dimensionamos o sistema através da área do imóvel e os equipamentos elétricos a serem utilizados. Com essas informações conseguimos fazer o dimensionamento e dar um orçamento preliminar com exatidão.

Vai oferecer um sistema solar fotovoltaico para um cliente?

Contate a Incentive Solar.

Iremos auxiliar você a projetar o imóvel nas melhores condições para receber um sistema solar fotovoltaico e informar qual investimento necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *