Cuidados após a instalação de um sistema de energia solar

Uma das perguntas mais frequentes sobre as vantagens de se instalar um sistema de energia solar em residências e até mesmo em empresas, é sobre os cuidados necessários após a instalação.

E agora você vai se surpreender: uma das grandes vantagens de se investir em um sistema de energia solar é a baixa necessidade de reparos e manutenção, isso porque os módulos fotovoltaicos são extremamente resistentes. Ou seja: menos manutenção significa também um menor custo.

Conheça mais vantagens de se instalar a energia solar fotovoltaica

No entanto, alguns cuidados são sempre importantes para manter o sistema em plena qualidade e eficiência. Pensando nisso, preparamos este artigo para você que deseja instalar ou já possui um sistema solar fotovoltaico, conhecer todos os cuidados que deve tomar para ter o melhor rendimento pelo maior período possível.

Uma boa instalação evita futuros transtornos

Caso ainda não tenha feito a instalação de seu sistema solar fotovoltaico, saiba que uma boa instalação previne transtornos futuros. O ponto mais importante aqui é: tenha um projeto bem dimensionado, indicando o melhor ponto de seu empreendimento para instalação dos módulos fotovoltaicos.

A inclinação dos módulos e seu posicionamento são essenciais para a obtenção do melhor rendimento possível. Além disso, é necessário evitar sombras nos módulos para que não hajam perdas na geração de energia.

Com um projeto bem elaborado, a instalação fica ainda mais fácil.

Outro ponto importante de se observar é: vale prestar atenção para que a equipe de instalação tenha todo o cuidado para não danificar seu telhado. Caso haja a danificação de alguma telha, o instalador da empresa contratada deve realizar a troca por uma nova imediatamente, evitando assim possíveis infiltrações.

Meu sistema solar está instalado, e agora?

 

Após a instalação de seu sistema solar você pode ficar tranquilo e aproveitar os benefícios financeiros obtidos com esse investimento. Porém, apesar do sistema solar fotovoltaico não exigir significativa manutenção, recomendamos a realização de manutenções a cada 12 meses. O procedimento consiste basicamente em:

  1. na limpeza dos módulos fotovoltaicos
  2. na checagem dos cabos.

A limpeza é muito importante, pois ao longo do tempo a sujeira acumulada nos módulos pode afetar o rendimento de seu sistema solar fotovoltaico. Para limpar seus módulos não é necessário nenhum produto especial, apenas água é suficiente para deixá-los limpos e com todo seu potencial de geração de energia.

Caso você perceba que seu sistema está perdendo muito rendimento é importante que você contate a empresa que instalou seu sistema para verificar o que pode estar acontecendo. Você pode notar essa perda de rendimento em sua conta de energia, através das informações no inversor solar ou em aplicativos mobile que são disponibilizados por alguns fabricantes de inversores.

Caso você tenha dúvidas sobre como instalar a energia solar fotovoltaica ou queira saber mais detalhes, aqui tem uma Cartilha completa sobre o assunto.

Nós da Incentive Solar acompanhamos a geração de energia mensal de nossos clientes e agendamos uma visita técnica para verificar possíveis problemas logo que identificamos alguma alteração.

Qual o risco dos módulos serem danificados?

Você não precisa se preocupar com temporais ou chuvas de granizo. Os módulos fotovoltaicos são feitos para ficarem expostos às intempéries, sendo muito difícil de serem danificados.

Mesmo que algum módulo seja danificado, os fabricantes oferecem garantias de até 15 anos. E caso haja necessidade de substituição de um dos módulos, esse processo é muito fácil e rápido, fazendo com que não haja grandes transtornos.

Por isso fique atento na hora de contratar um projeto para sua residência ou empresa. Certifique-se que está contratando um sistema de renomes internacionais, com tecnologia utilizada e reconhecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *