5 práticas sustentáveis para aplicar em sua empresa

 

A importância de aplicar práticas sustentáveis nas empresas é praticamente um consenso, não é verdade?!  Acontece que muitas vezes alguns fatores como a percepção de que o custo de adotar tais atitudes é alto ou então são processos difíceis de concretizar acabam barrando iniciativas ambientalmente interessantes.

 

Mas é simples, fácil e inclusive economicamente rentável ter atitudes sustentáveis no ambiente corporativo e para ajudar você a visualizar melhor isso, separamos cinco práticas sustentáveis que você pode aplicar em sua empresa sem maiores dificuldades.

 

1 – Incentive caronas e uso de bike

 

Um dos grandes vilões do aquecimento global são os veículos, afinal utilizam combustíveis fósseis para se locomoverem que emitem carbono de forma danosa e excessiva. Imagine então o impacto causado se cada colaborador ir e voltar da empresa diariamente com seu veículo individual. Alto, não é mesmo?!

 

Duas práticas sustentáveis podem ser incentivadas para resolver esse problema:

 

  • Estimule as caronas! É muito possível que alguns funcionários morem perto um dos outros e não faz muito sentido que se desloquem individualmente em seus automóveis, afinal a empresa pode e deve cultivar uma cultura colaborativa que fomente as caronas entre os colegas.

 

  • Estruture sua empresa para as bicicletas! Ainda mais sustentável que as caronas é deixar os carros de lado, nesse ponto as bicicletas são excelentes aliadas. Mas a empresa precisa oferecer condições básicas como estacionamento seguro e local apropriado para a troca de roupa dos colaboradores. E como o exemplo é sempre melhor que o discurso, uma forma de incentivar o uso de bikes entre os colaboradores é os gestores fazerem o mesmo.

 

2 – Permita o uso de roupas leves no verão

 

Ninguém merece trabalhar de terno ou roupas quentes no verão. Se na sua empresa as pessoas costumam ir trabalhar com roupas quentes mesmo em dias de altas temperaturas, considere uma exceção durante esse período do ano.

 

Sem dúvidas os colaboradores da empresa irão adorar essa ideia e sem perceber também irão utilizar menos o ar-condicionado, economizando na energia e também auxiliando com o planeta.

 

3 – Evite copos descartáveis

 

Os copos descartáveis são muito práticos, mas são um grande problema para o meio ambiente. Se na sua empresa vocês ainda utilizam copos plásticos, substitua o quanto antes para copos de vidros ou sugira para os colaboradores levarem suas próprias garrafinhas de água e canecas.

 

4 – Economize papel, água e eletricidade

 

O dia a dia da sua empresa representa parte significativa do impacto ambiental causado e isso se deve principalmente a um fator: o mau uso de recursos. Rever a utilização de papel, água e eletricidade através de pequenos gestos é uma contribuição fundamental para o planeta e para os recursos financeiros da empresa também.

 

Tente desburocratizar e informatizar o máximo de coisas que você puder em sua empresa. Evite imprimir relatórios e mais relatórios, que vão ficar guardados em pastas que você nem ninguém da empresa irão se dar ao trabalho de mexer.

 

Em vez da impressão, deixe o máximo de documentos na intranet da empresa ou na nuvem. Além de ajudar o meio ambiente fica mais acessível para todos os colaboradores da empresa.

 

A água também é outro recurso que pode ser economizado. Existem algumas tecnologias que podem ser adotadas para diminuir o consumo de água nos banheiros, como torneiras que desligam automaticamente após determinado período.

 

Com a energia também pode ser feito o mesmo. Instale sensores de movimento que ligam e desligam automaticamente quando pessoas entram e saem, respectivamente, do espaço. Outra forma de economizar energia é utilizar equipamentos mais modernos e eficientes que consumam menos energia.

 

Além das tecnologias, é claro, você deve incentivar que seus colaboradores também economizem todos esses recursos, criando essa cultura dentro da empresa.   

 

5 – Gere a própria energia de forma limpa

 

Existem diversas práticas sustentáveis que podem ser adotadas por empresas, e uma delas certamente é investir na geração própria de energia através do sol. Uma iniciativa que gera autonomia elétrica, redução de gastos e uma diminuição importante na poluição ao meio ambiente causada pela empresa.

 

Baixe nosso infográfico sobre os benefícios da energia solar para empresas

 

As atitudes que a sua empresa pode adotar, como vimos, perpassam por várias áreas e vão desde evitar imprimir algum papel até adaptar um espaço para ter um vestiário apropriado e, conforme mencionamos logo acima, investindo em energia solar fotovoltaica.

 

Citamos apenas alguns exemplos, mas no cotidiano você pode perceber outras ações que também fazem a diferença em prol do planeta e da sua empresa, tanto em um viés econômico direto com a redução de gastos como por cativar uma admiração com seus públicos justamente devido às práticas sustentáveis aplicadas.

 

Faça o download gratuitamente da Cartilha da Energia Solar e saiba tudo sobre essa fonte de energia para você instalar em sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *