2018 para a energia solar no Brasil e no Rio Grande do Sul

A ascensão da energia solar no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul foi muito significativa ao longo desse ano, mas promete ser ainda maior em 2018, conforme uma série de fatores que veremos ao longo deste texto indicam.

 

Para entender o que se pode esperar de 2018 é muito importante ver os avanços de 2017. Foi  o ano em que ultrapassamos a marca de 19 mil sistemas conectados a rede em todo o País  e o nosso Estado se tornou o segundo com maior potência instalada na geração distribuída.

 

Na geração centralizada, ou seja, aquela gerada por usinas, a energia solar também vem ganhando espaço. No último leilão de energia realizado, a energia solar foi contratada por preços em média 56% mais baixos do que o teto definido para a disputa. Terminando com cotações mais baixas que usinas hidrelétricas e termelétricas.

 

Com a queda dos preços da energia solar em grandes usinas, a tendência é que o preço dessa fonte fique ainda mais competitivo para a geração doméstica.

 

E se o ano de 2017 já foi muito bom para a energia solar, o ano de 2018 deve ser ainda melhor para você investir na geração própria de energia através da energia solar. Vamos explicar o porquê neste artigo.

O custo benefício vai ser ainda maior!

 

Uma das principais vantagens da energia solar é ficar menos suscetível aos contínuos aumentos da conta de luz. Para 2018 isso vai ficar ainda mais evidente.

 

Os consumidores atendidos pela CEEE, a principal distribuidora de energia no Rio Grande do Sul, entrarão o ano com um aumento de 30% em sua conta de energia, devido ao reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, reguladora do setor.

 

Se antes de ficar mais caro a economia proporcionada pela instalação de um sistema solar fotovoltaico já era alto, agora muito mais. E a tendência é que os consumidores de todas as concessionárias de energia também sofram com reajustes.

 

E quanto maior for a tarifa de energia, mais vale a pena investir em energia solar. Isto porque o retorno do investimento se dará em menos tempo, já que a economia com a energia será maior.  

 

O investimento será mais barato

 

Desde o início de 2017 até meados do ano, o preço do sistema solar fotovoltaico reduziu drasticamente. Após esse período de grande queda nos preços, houve uma estabilização do preço que se manteve no mesmo patamar até agora.

 

Porém, como dito no início do artigo, com a queda dos preços da energia solar para grandes usinas, essa redução deve acabar acontecendo também para sistemas fotovoltaicos de menor porte.

Recuperação econômica  

 

Outro fator importante são os sinais de recuperação econômica do Brasil e do Rio Grande do Sul. Se em um ano de crise já tivemos um crescimento exponencial no número de sistemas de energia solar conectados à rede, imagine quando as pessoas e empresas voltarem a investir.

 

Nesse aspecto, temos mais uma questão a considerar: uma economia aquecida e movimentada provoca um aumento no consumo de energia, tanto em residências quanto nas empresas. Assim, a redução de gastos gerada com o investimento em um sistema solar fotovoltaico é ainda maior.

Maior conhecimento sobre energia solar

 

Embora já tenhamos quase 20 mil unidades consumidoras em todo o Brasil com energia solar, esse tipo de geração ainda é muito pouco conhecida para a maioria das pessoas.

 

Baixe gratuitamente a Cartilha da Energia Solar e saiba tudo

o que você precisa saber para gerar sua própria energia.

 

Porém, quanto mais difundida for essa tecnologia, mais pessoas vão pensar na possibilidade de gerar sua própria energia. E tendo mais sistemas instalados, mais barato fica essa instalação para todo mundo.

Comece 2018 na melhor energia!

 

Não temos dúvidas: a energia solar não é a fonte energética do futuro. É a de 2018!

 

Todos esses indicativos apresentados demonstram que os benefícios e as facilidades de se instalar um sistema fotovoltaico serão ainda maiores do que já são. Então caso você deseja iniciar o ano que se aproxima com a energia do sol, converse conosco e descubra tudo o que você pode ganhar com a energia solar!

 

A Incentive Solar está a sua disposição para um orçamento gratuito

ou até mesmo para tirar suas principais dúvidas.

Feliz natal e um próspero ano novo é o que deseja toda a equipe da Incentive Solar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *